logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Ocorrências atendidas pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga  

Compartilhe!

Confira as ocorrências atendidas pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga  na  2ª quinzena do mês de abril:

CRIME CONTRA A FLORA:

No data de 16 de abril, a Patram se deslocou até á localidade de Vila Afonso Rodrigues, interior de nosso município, a fim de verificar denúncia anônima, sendo  constatado em uma propriedade rural á supressão de vegetação nativa em estágio inicial e médio de regeneração, fora de APP. Foi localizado o responsável pela área o qual informou não possuir Licença Ambiental, sendo então confeccionada ocorrência policial ambiental referente aos fatos constatados.

PATRULHAMENTO AMBIENTAL RURAL:

Na noite de 17 e madrugada de 18 de abril, foi realizado patrulhamento ambiental rural, a fim de combater crimes ambientais e furto abigeato na localidade de Itaroquêm, interior do município de Santo Antônio das Missões. Posteriormente deslocamos até á localidade da Vila Timbaúva, interior do município de Bossoroca. Foram realizadas barreiras móveis em locais estratégicos e abordados ao total nove veículos, e identificados seus ocupantes, sendo que nada de irregular ou ilegal foi constatado no decorrer do serviço.

FISCALIZAM DENÚNCIA DE CRIME CONTRA A FLORA:

No dia 19 de abril, em atendimento a denúncia de crime contra a flora, deslocamos até a localidade de Linha Palmeira no interior do município de Roque Gonzales,onde efetuamos fiscalização em dois imóveis rurais do mesmo dono, sendo constatado em uma das áreas, a supressão de vegetação nativa fora de APP. Foi localizado posteriormente a residência do proprietário, o qual não se encontrava, sendo então efetuado “Notificação Ambiental” para que o mesmo compareça na sede do Pelotão Ambiental, a fim de prestar esclarecimentos referente ao manejo vegetal constatado em sua propriedade.

PATRULHAMENTO EMBARCADO:

No dia 20 de abril, foi realizado patrulhamento embarcado, a fim de combater crimes ambientais e a pesca predatória no lago da UHE Passo São João, no município de Roque Gonzales, e também na localidade da UHE Passo São José,  município de Salvador da Missões, sendo fiscalizados locais geralmente utilizados por caçadores e pescadores ilegais. Ttambém foram fiscalizadas áreas de APP das Usinas, sendo que nada de irregular ou ilegal foi constatado no decorrer do serviço.

FISCALIZAÇÃO EM PROPRIEDADE RURAL:

No dia 21 de abri, em atendimento a denúncia de supressão de vegetação nativa, efetuamos vistoria em imóvel rural, localizado na Colônia Limeira, interior do município de Roque Gonzales, onde foi constatado o corte de uma folhosa em estágio médio da espécie nativa Guajuvíra, fora de APP. Como a madeira foi utilizada na benfeitoria e reforma de uma cerca na própria propriedade rural, não se configurou nenhum ilícito ambiental. Conforme Legislação Ambiental Vigente(Art. 3º e Art. 5º da Lei Federal Nº12651/2012).

FISCALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS QUE FABRICAM CONCRETO:

Na data de 22 de Abril, em cumprimento a determinação do Batalhão Ambiental,(3ºBABM-Operação Betoneiras), foi realizado fiscalização ambiental em três empresas de nosso município que fabricam e transportam concreto e afins, para construção civil. Foi constatado que os empreendimentos possuem toda a documentação exigida pela legislação vigente, bem como operam em total acordo com suas Licenças de Operação.

PATRULHAMENTO AMBIENTAL RURAL:

Na noite de 24 e madrugada do dia 25 de abril, foi realizado patrulhamento ambiental rural, a fim de combater crimes ambientais e furto abigeato na área de ação da UHE Passo São João, no município de Roque Gonzales, e também na localidade da UHE Passo São José, interior de Salvador da Missões, sendo fiscalizado e patrulhado locais geralmente utilizados por contraventores ambientais. Foram realizadas barreiras móveis e abordados 6 veículos e identificados seus ocupantes, sendo que nada de irregular ou ilegal foi constatado.

PATRULHAMENTO EMBARCADO NO RIO IJUí:

Em 27 de abri, em cumprimento a determinação do Batalhão Ambiental,(3ºBABM-Operação Aguás Internas Mais Seguras), foi realizado juntamente com o apoio do efetivo do 14ºBPM, patrulhamento embarcado no Rio Ijuí, sendo fiscalizados 50 Km de superfície aquática. Foram abordados três homens que estavam em uma embarcação de madeira e pescavam com linha de mão. Também foram apreendidas duas redes de pesca totalizando 200 metros, que estavam armadas no rio, sem identificação e de malha não permitida.

CUMPRIMENTO DE SOLICITAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO:

Em 28 de abril, em cumprimento a solicitação do Ministério Público, foi realizado vistoria em um empreendimento na cidade, e posteriormente em um imóvel rural na localidade de São Lourenço, a fim de verificar se o que foi acertado em TAC estaria sendo cumprido. A atual situação dos locais fiscalizados, bem como o levantamento fotográfico será remetido posteriormente ao órgão solicitante.

FISCALIZAÇÃO DE DENÚNCIA DE CRIME CONTRA A FLORA:

No dia 30 de abril, em atendimento a denúncia de crime contra a flora, deslocamos até a localidade de Linha Beija Flor, no interior do município de São Pedro do Butiá, onde no local da denúncia constatamos que foi realizado o manejo de vegetação nativa fora de APP, sendo que o proprietário do imóvel rural nos apresentou Licença Ambiental, a qual autorizava realizar o serviço (Manejo Vegetal), em sua propriedade.

 COMANDO AMBIENTAL – O Braço Verde da Brigada Militar

Fonte: 2º PEL ABM

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.