Obras de restauro do Museu Senador Pinheiro Machado estão em fase final

Compartilhe!

Reforma de um dos maiores símbolos de São Luiz Gonzaga está quase concluída, dando um novo visual ao imóvel histórico

As obras de restauração do Museu Municipal Senador Pinheiro Machado estão em fase de conclusão. Segundo a secretária de Cultura e Turismo de São Luiz Gonzaga, Luiza Caterine Santos Panegalli a expectativa é de que até final de outubro as melhorias sejam concluídas e, gradativamente, o espaço volte a receber a comunidade.   

Conforme Luiza, a reforma está sendo executada por uma empresa de São Luiz Gonzaga, vencedora do processo de licitação. Além das melhorias internas e externas, a calçada no entorno do Museu também foi contemplada. O edifício histórico irá abrigar, como anteriormente, vasto material que reconta parte da história do município.

A obra inicialmente estava orçada em R$ 177.928,77, mas em função da pandemia, sofreu reajustes. O recurso é oriundo do Ministério do Turismo. “Após concluídas a reforma, as escolas poderão voltar a realizar as tradicionais visitas”, relembrou a secretária.

Luiza Caterine lembra que a “quadra cultural” onde está situado o Museu Municipal detém prédios históricos da cidade e, por isso, é denominada de Centro Cultural Frei Armando Seibert. Em breve, a intenção é instalar placas indicativas nestes locais. Na mesma rua, a construção da Casa Missioneira, espaço que irá recontar o período em que São Luiz Gonzaga foi uma redução jesuítico-guarani, também está em fase de finalização.

Rádio Missioneira