A 14ª edição do Festival Costeiro da Música (Festincaça) foi um sucesso. O evento teve início na última sexta-feira (18), se estendendo até o sábado (19), no Clube Caça e Pesca Santo Humberto, em Bossoroca, às margens do Rio Piratini. Mais de 20 músicas e poesias foram inscritas.
A obra vencedora foi “ O Canto das Águas “, letra de João Antunes, José Dirceu Dutra e Rogerio Morais e melodia de Rogerio Morais. Um chamamé com interpretação de Anderson Quevedo e Matheus Pimentel com arranjo de Maicon Flores e Thierry Robalo. Representou Santo Antônio das Missões e São Borja.
A segunda colocada foi a milonga “Da Água Brota Poesia”, letra de Rozelane Morais e Rogerio Morais, com melodia, arranjo e interpretação de Matheus Pimentel. A composição representou Santo Antônio das Missões e São Borja.
O terceiro lugar ficou para a composição “ Vasilhame”. com letra de Clodinei Silveira Machado e música de Delci Taborda na interpretação e arranjo do próprio Delci. Um tango que representou Santiago e Santa Maria.
A poesia vencedora foi “Quando o Rio Corre Pra Cima”, de autoria de João Antunes e José Dirceu Dutra e interpretação de José Dirceu Dutra.
O 2º lugar ficou com “Ferveu a Água do Mate” (Autor e intérprete: Chico Marques). Já o 3º lugar foi para “Maremoto no Piratini”, de Clodinei Silveira Machado.
Ainda foram destaques:
- Musica Mais Popular: “Eu e as Águas”, de letra de João Paulo de Jesus, com melodia de Jorge Bomfim;
- Melhor letra: “De Água, Tempo e Vida”, de João Antunes e Vasco;
- Melhor Arranjo Musical: “Iara, Mãe d’Água”, com letra de Vânia Coimbra e melodia de Dilma Brandão e Sandro Medina;
- Troféu Destaque da Tertúlia: Maicon Flores
Fonte: Rádio Missioneira