Nutricionista destaca a importância da alimentação no tratamento contra a depressão - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
26 de setembro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Nutricionista destaca a importância da alimentação no tratamento contra a depressão

26 de setembro de 2019 l 16:39
Materia atualizada: 27/09/2019 l 08:37




Compartilhe!

A nutricionista Claucia Ledur , juntamente com a turma de Qualificação em auxiliar em Saúde do Sistema de Ensino Gaúcho(SEG), neste mês de setembro, aderiram ao “SETEMBRO AMARELO”, que trata sobre a questão da “ Prevenção do Suicídio”. O assunto é debatido em forma de pesquisa, onde os alunos trabalham no sentido de verificar grupos de pessoas próximas, que tem ou tiveram depressão. São discutidos também, os casos de alcoolismo, quando o hábito de ingerir álcool acontece com frequência durante a semana.

Segundo a nutricionista, o objetivo deste trabalho, é o de estimular a campanha e auxiliar as pessoas próximas, repassando dicas e orientações sobre a necessidade de procurar equipes de saúde para tratamento.

Claucia Ledur destaca ainda, a importância da alimentação que pode auxiliar nestes tipos de tratamentos contra a depressão, que deve ser rica em triptofanos, magnésio e vitamina B6, como exemplo: banana, abacate, mel, alimentos integrais, chocolate amargo, peixes, sardinha, semente de abóbora, chia, linhaça, castanhas, nozes, amendoim. Outro alimento que em destaque, é o “tofu”, uma espécie de “queijo” feito a partir do leite de soja fervido e coado, como na produção nos queijos tradicionais. Todos estes alimentos contribuem para aumentar o hormônio do “bem-estar”.

Também é enfatizado aos alunos, no repasse destas informações, destacar a importância de seguir hábitos saudáveis, evitar a ingestão de álcool, cigarro e realizar as atividades físicas de sua preferência.

Quando se fala em prevenção do suicídio, o Ministério da Saúde tem uma parceria com uma das entidades mais conhecidas e respeitadas em todo o Brasil. É Centro de Valorização da Vida(CVV), que possui, como importante instrumento de comunicação e diálogo, o número de telefone 188(ligação gratuita). É importante saber que não há custo algum para a pessoa ligar e é também assegurado o sigilo absoluto da ligação telefônica. Pesquisas realizadas pelo CVV indicam que mais de 90% dos casos de tentativa de suicídio podem ser evitados, quando a pessoa encontra alguém para conversar e partilhar a dor que sente.

No início do mês de outubro, deverá ser feita uma avaliação sobre o resultado da pesquisa, com dados referentes ao sexo, idade e se a pessoa participante procurou algum tipo de tratamento.

Maiores informações ou orientações sobre o assunto, podem ser obtidas com a nutricionista Claucia Gomes Ledur, pelo WhatsApp (55)9 96062477.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados