logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Novo radar meteorológico chega ao Rio Grande do Sul nesta semana

Compartilhe!

O Rio Grande do Sul irá contar com um novo radar meteorológico após passar pela maior tragédia climática da história do estado. O equipamento já está no Brasil e deve chegar em solo gaúcho até o final desta semana.

O radar foi construído em Praga, capital da República Tcheca, e será instalado em Montenegro. A opção pela cidade do Vale do Caí ocorreu devido ao melhor aproveitamento da tecnologia, já que se o equipamento fosse instalado em Porto Alegre, parte da cobertura ficaria sobre o oceano.

O objetivo é ampliar a capacidade de preparação e resposta a eventos meteorológicos extremos. Em dezembro do ano passado, a Climatempo assinou contrato com o governo do Rio Grande do Sul. A empresa vai realizar o monitoramento e precisará emitir alertas meteorológicos, com previsão em tempo real de curto e de curtíssimos prazos para o estado.

O radar deverá ter uma cobertura de 150 quilômetros de raio e entrará em funcionamento em agosto. O equipamento tem capacidade de estimar quantitativamente a precipitação para as próximas horas. Também possibilita a estimativa do tempo de chegada de tempestades, permitindo a emissão de alertas para a população e órgãos responsáveis.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com informações de monitoramento meteorológico realizado por três radares da Aeronáutica, destinados ao auxílio no tráfego aéreo. Eles estão instalados em Canguçu e Santiago e um no Morro da Igreja, no município de Urubici, em Santa Catarina.

Fonte: GZH

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.