Será lançada nesta sexta-feira (21), na Fenamilho Internacional em Santo Ângelo, mais uma coleção do artesanato missioneiro. A Fundação do Municípios das Missões e o Sebrae-RS uniram forças para coordenar uma ação de grande impacto para o pequeno empreendedor criativo da região.
Prefeitos e secretários de 26 municípios da região abraçaram a causa e apoiaram a iniciativa indicando seus artesãos para qualificação. Da parceria estratégica,estruturou-se todas as etapas para criação de novos produtos que incluem, consultorias, articulações com parceiros comerciais, produção de fotos e material de divulgação, além de lançamento dos produtos no mercado.
A ação iniciou em novembro de 2022 é a retomada do projeto Artesanato Missões, que teve sua primeira edição realizada no ano de 2009. Os produtos resultantes desta primeira experiência estão sendo comercializados até os dias de hoje, porém a coleção precisava ser atualizada. Nesta nova coleção, o Artesanato Missões conta com a participação de novos artesãos, inclusão de novos ícones e novas referências locais. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2023 os produtos já estejam oficialmente disponíveis no mercado.

CRIATIVIDADE E INSPIRAÇÃO
O artesanato é um produto cheio de histórias e intimamente ligado à visão de mundo do artesão. Por esse motivo, o trabalho realizado junto aos artesãos tem uma proposta participativa, na qual os artesãos foram orientados pela designer especialista Izamara Carniatto e criaram produtos inspirados na identidade missioneira.
A inspiração para os artesãos participantes criarem seus produtos veio de muitas fontes: das cores, texturas e formas do Patrimônio Cultural da Humanidade de São Miguel da Missões. Dos elementos da cultura Jesuítico-Guarani, com a valorização do indígena, assim como o resgate das formas do barroco missioneiro em suas curvas e nas arcadas.
Toda a mística que envolve a região também inspirou diversos produtos sensoriais com aromas, sementes e propriedades terapêuticas. O Sagrado Coração Missioneiro é um dos novos ícones incorporados aos produtos, que foi desenhado a partir de um fragmento de pedra entalhada pertencente às ruínas de São Miguel. Uma obra de arte missioneira, que foi cuidadosamente entalhada a séculos atrás, inspira hoje o pertencimento e simboliza o amor do povo missioneiro por sua história.
A fé também se expressa na devoção pelos arcanjos e pelo orgulho da cruz missioneira. Da paisagem das casas missioneiras, com jardins bem cuidados e sempre floridos, veio a representação das flores e do butiá e dos bosques nativos veio a capivara.







Fonte: Divulgação/AMM