Na última terça-feira (1º), data que marcou o início da Piracema, os policiais militares da 1ª Companhia Independente Ambiental (Cippam), realizaram patrulhamento embarcado e motorizado em rios da Região Noroeste, com o objetivo de coibir a prática de pesca ilegal e predatória.
No município de Porto Xavier, nas águas do Rio Uruguai, os policiais apreenderam 290 metros de redes de pesca sem procedência. Duas pessoas foram flagradas em uma embarcação de metal com motor, praticando pesca predatória, com eles foram encontrados 12 exemplares de peixes da espécie Cascudo (família Loricariidae).
No Rio Ijuí, nas proximidades da Pequena Central Hidrelétrica José Barasuol, em Ijuí, foram inspecionados cinco acampamentos e recolhidos 54 metros de redes de pesca, que estavam armadas no leito do rio.
Em Porto Lucena, foram fiscalizados portos clandestinos e acampamentos, sendo que nas águas do Rio Uruguai foram apreendidos 50 metros de espinhel, três esperas e sete bóias.
Segundo o órgão, todos os fatos contrariam a instrução Normativa 193 do Ibama, que dispõe sobre uso de petrechos durante período de piracema. Todo o material foi apreendido e os peixes devolvidos ao ambiente aquático.
Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar