Nesta quarta-feira (18), celebra-se o Dia do Médico. Como forma de homenagear todo os profissionais da região, o programa Jornal da Manhã recebeu o doutor Renato Sommer, especialista em cirurgia geral e cirurgia minimamente invasiva avançada.
“Ser médico é um satisfação muito grande. Conseguimos trabalhar ajudando o próximo e isso é o que realmente buscamos”, frisou o profissional.
Dentre os vários pontos abordados durante a entrevista, Sommer destacou a grande rede de outros profissionais que atuam na saúde. “O médico não trabalha sozinho. A gente precisa de uma equipe, estrutura hospitalar e um bom encaminhamento”, considera.
O médico também citou desafios. Ele lamentou que, nos últimos anos, vários hospitais da região deixaram de realizar procedimentos importantes, como cirurgias. É o caso das casas de saúde de Porto Xavier e Roque Gonzales. O hospital de Pirapó, inclusive, deixou de existir.
Essas medidas acabaram sobrecarregando o Hospital São Luiz Gonzaga, que segue na busca pela instalação da Unidade de Terapia Intensiva. “A UTI não irá resolver todos os problemas, mas será um grande benefício”, avalia.
Natural de Porto Xavier e formado em 2016 pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o doutor Renato Sommer também trabalha com endoscopia digestiva alta, cirurgia dermatológica, cirurgia de urgência e emergência, hérnia e parede abdominal.
Em São Luiz Gonzaga, o seu consultório e da esposa Édina Saggin está situado no Centro Clínico, na Rua Bento Soeiro do Souza. O contato pode ser feito pelo número (55) 3352-1952.
Rádio Missioneira