Neiva Terezinha Genro Ojopi recebe hoje a “Láurea Mulher de Vanguarda – 2014”

Todos os anos, no mês de março, devido à passagem do “Dia Internacional da Mulher o legislativo são-luizense realiza uma homenagem às mulheres do município, que são destaques em suas comunidades e em suas ações em prol do bem coletivo. A indicação é realizada pelo COMDEMULHER – Conselho Municipal da Mulher. Esse ano a indicada foi a professora e advogada Neiva Terezinha Genro Ojopi.

Neiva é natural de Santiago – RS, nascida em 16 de fevereiro de 1947 é filha de Candido Genro Neto e Virgínia Garcia Genro. Sua infância e adolescência foram vivenciadas na cidade de Cachoeira do Sul, cidade pela qual a homenageada tem imenso carinho. Tendo estudado na Escola Normal João Neves da Fontoura e no Colégio Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha. A concluir o ensino médio foi aprovada no vestibular de História Natural (atualmente Biologia),em 1966, na Universidade Federal de Santa Maria, concluindo o curso em 1969.

Assim, Neiva iniciou sua vida profissional como professora, no Colégio Estadual Manoel Ribas, em Santa Maria, culminando com sua aposentadoria, após vinte e cinco anos de magistério, no ano de1993, quando trabalhava na Escola Cruzeiro do Cruzeiro de Sul em São Luiz Gonzaga.

Família – Em 1969 a homenageada casou-se com Francisco Ojopi Uyeno, médico, formado pela UFSM em 1970, que faleceu em 2009. De Santa Maria o casal foi residir em São Nicolau e, em 1976 transferiram residência para São Luiz Gonzaga. A união gerou quatro filhas: Denise (Cirurgiã Dentista), Graciela (Advogada), Tatiana (Fisioterapeuta) e Paola (Cirurgiã Dentista).E ainda quatro netos Rafael, Gabriela, Arthur e Mariana.

 Direito e Atuações – Em 1995 concluí o curso de Direito na Faculdade de Direito de Santo Ângelo- FADISA, atual IESA. Neiva integrou a diretoria do CPERS/Sindicato na década de 80. Atualmente integra a diretoria do Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora. Representa o Lar no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

È a atual presidente da Subseção da OAB/RS de São Luiz Gonzaga-gestão 2013/2015. E representa a OAB no Conselho Municipal de Saúde. Sempre atuante na comunidade, com ideias e ações que contribuem para o desenvolvimento de nossa sociedade.

 

Entrega da Láurea – A homenagem ocorre hoje, às 16h, junto ao plenário da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga.