A inauguração do Museu Histórico das Missões, em Santo Ângelo, será no dia 3 de maio. A data irá marcar os 398 anos da chegada dos jesuítas em território gaúcho, para o início das reduções. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (21) pelo deputado Eduardo Loureiro.
O Museu Histórico das Missões foi instalado no antigo Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira, onde funcionou por mais de nove décadas a Intendência e a Prefeitura de Santo Ângelo. As obras tiveram um investimento de R$ 3,2 milhões, sendo R$ 2,5 milhões da Secretaria de Estado da Cultura, mais contrapartida do município. O espaço abrigará um rico acervo sobre os Sete Povos das Missões.
A inauguração do Museu Histórico das Missões deverá contar com a presença de diversas autoridades brasileiras, como o governador Eduardo Leite e vai marcar o pontapé inicial da preparação dos festejos e da programação para 2026, quando completam-se 400 anos da saga jesuítica-guarani no Rio Grande do Sul, iniciada exatamente em 3 de maio de 1626.
Em visita ao Parlamento gaúcho na quarta-feira (20), o governador da província argentina de Misiones Hugo Passalacqua recebeu das mãos do deputado Loureiro o convite para participar da inauguração. A entrega do convite ocorreu na Sala da Presidência, na presença do presidente Adolfo Brito e do deputado Jeferson Fernandes.
Foto de capa: Diego Barbosa
Rádio Missioneira