Movimentação no Cartório Eleitoral de São Luiz Gonzaga começou cedo

A movimentação no Cartório Eleitoral de São Luiz Gonzaga é intensa desde às 6h deste domingo. Cerca de 50 pessoas estão envolvidas no pleito eleitoral, entre escrutinadores, técnicos de urna, motoristas e outros profissionais. Segundo a chefe do cartório, analista judiciária Andrea Hugen, a expectativa é de um dia com muito trabalho.

Ela reforça ao eleitorado que levem um documento oficial com foto, obrigatório para votação. Nos municípios com voto biométrico o documento não é dispensado. O horário de votação é das 8h às 17h. Andrea orienta que as pessoas não deixem para última hora.

Após às 17h, com a votação encerrada, as urnas começam a ser transportadas para o cartório. O processo pode levar várias horas, uma vez que algumas localidades são distantes. Conforme Hugen, em outros pleitos, as últimas urnas chegaram em São Luiz Gonzaga por volta das 21h30min. Os locais de votação mais distantes é San Izidro, na divisa com a Argentina. A localidade pertence ao município de São Nicolau. Devido à chuva na região desde ontem, a logística pode demorar ainda mais, em virtude da condição das estradas.