Morte de bovinos está sendo investigada em Itacurubi

Compartilhe!

Mais de 12 carcaças de animais foram encontradas. Raiva, transmitida por morcego ou intoxicação podem ser as causas das mortes

A Inspetoria Veterinária de Itacurubi está investigando a morte de bovinos no município. Conforme Francis Soares Rocha, médico veterinário do órgão na cidade, entre 12 e 18 carcaças de bovinos foram encontradas nos últimos meses em uma área de dois quilômetros quadrados.

Conforme Francis, em duas ocasiões a Inspetoria Veterinária já enviou amostras coletadas de animais encontrados mortos para laboratórios especializados, no intuito de averiguar se os bovinos não poderiam estar infectados com o vírus da raiva, transmitida por morcegos. Os testes apresentaram resultado negativo para a doença.

Segundo o médico veterinário, existem furnas de morcegos nas proximidades e que deverão ser analisadas nos próximos dias. Francis ressalta que não se descarta a possiblidade dos animais estarem morrendo por intoxicação, causada pela ingestão de alguma planta.  

No último sábado (5)  acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da URI do campus de Santiago também estiveram no local realizando a investigação dos casos.

Rádio Missioneira