Morre o escritor Nelson Hoffmann

Compartilhe!

O maior expoente literário de Roque Gonzales e um dos mais conceituados e importantes escritores do estado, com reconhecimento nacional, Nelson Hoffmann, 81 anos, faleceu nesta terça-feira (23), vítima de câncer, no Hospital Unimed, em Santo Ângelo.

Em vida, Hoffmann recebeu uma homenagem da Administração Municipal, dando-lhe o nome a Casa de Cultura local. A cerimônia aconteceu em 12 de novembro de 2009. O projeto com tal distinção foi aprovado pela Câmara de Vereadores da época.

Hoffmann costumava dizer que escrevia 24 horas por dia, se nem sempre no papel, muitas vezes na cabeça, fazendo outras atividades. Desde 1978, quando editou seu primeiro livro, Hoffmann, possuia mais de 40 publicações.

Foi cunhada por ele a frase “Terra e Sangue das Missões” que identifica o município e reconhecida por lei municipal. Hoffmann deixa dois filhos e três netos. A filha, Inês, herdou o talento do pai, e também é escritora.

Considerando a importância de Hoffmann para a cultura do município e, ainda, por ter sido o primeiro secretário municipal de uma administração local, o prefeito Fernando Machry decretou luto oficial no município por três dias.

Fotos: Arquivo pessoal