Morador de Bossoroca é eleito presidente da Federação Gaúcha de Apicultores

Compartilhe!

Ademir Haettinger reside no Rincão do Barreiro. Município possui legislação específica para desenvolvimento da atividade

O setor apícola realizou a eleição do novo presidente da Federação Gaúcha de Apicultores. Foi eleito para o cargo o bossoroquense Ademir Haettinger – apicultor, teólogo, doutor em Psicanálise e pesquisador. Ele, juntamente com sua esposa, a doutora Lisiane H. Haettingerédica, médica oncologista e pesquisadora, foram recebidos recentemente pelo prefeito de Bossoroca Juca Dutra e pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente Enerton de Souza Oliveira, no gabinete.

O município possuiu a Lei 4364 de 08.11.2018 que cria o Programa Municipal ao Desenvolvimento da Apicultura e Meliponicultura (abelhas com e sem ferrão). O objetivo da lei é a geração de renda, preservação ambiental e segurança e soberania alimentar às famílias envolvidas através da produção de mel e outros derivados como própolis, geleia real, pólen e outros. Também de viabilizar a pesquisa e experimentos de novas tecnologias tanto das abelhas do gênero Apis como dos meliponíneos, oportunizando o aprendizado tecnológico, seleção e melhora genética, criação de matrizes (rainhas), capacitação de apicultores e difusão tecnológica a partir do município. Conforme o documento, conscientizar os produtores em geral acerca da importância da preservação ambiental, plantio de espécies que favoreçam substrato e recurso às abelhas, assim como, preservação das espécies nativas existentes.

Conforme Ademir, Bossoroca tornou-se sede da Federação Gaúcha de Apicultores no Estado. Morador do Rincão do Barreiro, interior de Bossoroca, ele salientou que o município tem um centro único de pesquisas da apicultura. A Prefeitura acompanha de perto as pesquisas, juntamente com o escritório da Emater Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que dão todo suporte de apoio ao projeto autossustentável. O Centro de Pesquisas tem coleta de dados de nove estações e conta com voluntários.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bossoroca com informações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente