Monumento de Jayme Caetano Braun receberá restauro

Compartilhe!

O monumento que homenageia um dos maiores nomes da cultura gaúcha será restaurado em São Luiz Gonzaga. A estátua de Jayme Caetano Braun, situada às margens da BR 285, receberá alguns ajustes importantes para manter a sua originalidade.

O próprio autor da obra, o artista plástico e escultor são-luizense Vinícius Ribeiro é quem será o responsável por realizar pequenas intervenções no monumento. O trabalho será realizado de forma voluntária pelo criador e não deverá durar muito tempo. Segundo ele, por ter sido inaugurada em 2009, há mais de 10 anos, a obra sofreu algumas pequenas ações do tempo e que agora serão consertadas. “Vou trocar a erva da cuia”, brinca Vinícius, fazendo uma alusão ao chimarrão segurado por Jayme.

O artista gosta de lembrar a importância que o monumento representou para o local onde foi instalado. O trevo, que antes estava abandonado, virou um ponto turístico para viajantes que transitam pela BR 285. A praça e o memorial ali instalados, afirma Vinicius, deram vida a um ponto que era esquecido pelos são-luizenses.

“Jayme Caetano Braun foi o responsável por propagar no nome de São Luiz Gonzaga em todo o Brasil, por isso a importância de valorizarmos a sua imagem”, destaca Vinicius Ribeiro. O escultor também afirma que em breve uma outra obra de sua autoria estará sendo inaugurada. Em maio, a estátua de Cenair Maicá já estará disponível ao público na cidade de São Miguel das Missões.

Rádio Missioneira