Monumento de Jayme Caetano Braun completou 10 anos - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
23 de outubro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Monumento de Jayme Caetano Braun completou 10 anos

Foto: Alex Tomilin/Rádio Missioneira
23 de outubro de 2019 l 11:03
Materia atualizada: 23/10/2019 l 15:47




Compartilhe!

O escultor Vinícius Ribeiro esteve participando do Programa Cidade Alerta, na Rádio Missioneira, onde falou sobre a sua obra, que hoje se tornou uma das referências em São Luiz Gonzaga, e completou 10 anos no último dia 10 de outubro.

Vinícius lembrou que a ideia da criação da obra, surgiu em Porto Alegre, no ano de 2006, quando ele foi participar da inauguração de uma estátua em homenagem ao Jayme, que contou também, com a presença de Paixão Côrtes.  O criador do Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao saber  que Vinícius era de São Luiz Gonzaga, fez uma perguntou: “O que  São Luiz está fazendo para homenagear o Jayme?”.

Na época, ao retornar para São Luiz Gonzaga, o escultor fez uma enquete durante um evento do CTG Galpão de Estância, no dia 30 de janeiro, “Dia do Pajador”, na Praça da Matriz, perguntando às pessoas, “qual seria o tamanho do monumento que poderia homenagear o Jayme?”

Com isso, ele decidiu criar uma comissão de diversas entidades ligadas ao setor cultural do município, que após diversos encontros, o grupo começou a trabalhar em cima do projeto e buscar recursos junto à comunidade para a realização da obra. A Prefeitura entrou somente com construção do pedestal e sem nenhum outro custo aos cofres públicos. Do início dos trabalhos de criação até a construção da estátua, foram dois anos.

Antes de 2007, o próprio escultor começou a escolher o local para a instalação da estátua, que inicialmente seria em uma área central da cidade, no entanto, depois de vários debates e tratativas, o local designado foi às margens da BR-286, onde atualmente está instalado a Praça do Jayme e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, juntamente com o Complexo Turístico Cultural e o acervo histórico do Pajador.

Para Vinícius Ribeiro, o local se tornou um local de referência em São Luiz Gonzaga e região, e merecidamente criado em homenagem a um dos seus artistas mais importantes e com reconhecimento em todo o Brasil.

Rádio Missioneira

This slideshow requires JavaScript.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados