Previsto para ser inaugurado no dia 3 de junho, dentro das comemorações do aniversário de São Luiz Gonzaga, o monumento em homenagem aos ex-combatentes (popularmente chamados de Pracinhas) da Força Expedicionária Brasileira (FEB) está em fase final de construção. A obra está sendo realizada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro.
Em entrevista para o programa Cidade Alerta, Vinícius destacou pontos importantes do projeto. A estrutura é composta por concreto armado, mesmo material utilizado na construção do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, e está sendo construída de forma totalmente manual, assim como todas as suas obras.
O escultor destaca que o local escolhido para a instalação da escultura não poderia ser melhor: o Complexo Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro, espaço público que homenageia um ex-soldado que atuou na Segunda Guerra Mundial.
Vinícius também fez questão de ressaltar que o monumento aos ex-combatentes da FEB é um sonho pessoal antigo, que busca valorizar a luta dos soldados da região que atuaram contra a opressão do Nazismo e do Fascismo na Europa, enfrentando sérias adversidades, como o frio intenso.
A obra será construída sem dinheiro público, utilizando recursos doados pela comunidade, e por iniciativa de várias organizações, como Prefeitura Municipal e 4º RCB. O local da instalação tem como ponto de referência o atual relógio do Sicredi, que precisará ser transferido de área. “Acredito que a obra ficará em um local muito agradável”, frisou o escultor.

Rádio Missioneira