Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Monumento aos “Pracinhas” era sonho antigo do escultor Vinícius Ribeiro

Compartilhe!

Previsto para ser inaugurado no dia 3 de junho, dentro das comemorações do aniversário de São Luiz Gonzaga, o monumento em homenagem aos ex-combatentes (popularmente chamados de Pracinhas) da Força Expedicionária Brasileira (FEB) está em fase final de construção. A obra está sendo realizada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro. 

Em entrevista para o programa Cidade Alerta, Vinícius destacou pontos importantes do projeto. A estrutura é composta por concreto armado, mesmo material utilizado na construção do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, e está sendo construída de forma totalmente manual, assim como todas as suas obras.

O escultor destaca que o local escolhido para a instalação da escultura não poderia ser melhor: o Complexo Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro, espaço público que homenageia um ex-soldado que atuou na Segunda Guerra Mundial. 

Vinícius também fez questão de ressaltar que o monumento aos ex-combatentes da FEB é um sonho pessoal antigo, que busca valorizar a luta dos soldados da região que atuaram contra a opressão do Nazismo e do Fascismo na Europa, enfrentando sérias adversidades, como o frio intenso.  

A obra será construída sem dinheiro público, utilizando recursos doados pela comunidade, e por iniciativa de várias organizações, como Prefeitura Municipal e 4º RCB. O local da instalação tem como ponto de referência o atual relógio do Sicredi, que precisará ser transferido de área. “Acredito que a obra ficará em um local muito agradável”, frisou o escultor.

Reprodução/Vinícius Ribeiro

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.