Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Monumento à Reduzino Malaquias deverá ser construído em São Nicolau

Compartilhe!

Escultor são-luizense Vinícius Ribeiro é parceiro do projeto.  Prefeitura já definiu o local 

Na última segunda-feira (22), o projeto do Monumento à Reduzino Malaquias, “O Gaiteiro das Missões”, foi apresentado para a Administração Municipal de São Nicolau. Na oportunidade, o grupo de colaboradores e admiradores do artista, que está por trás das tratativas para a implantação do projeto, também exibiram uma réplica da estátua, produzida pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro. É ele quem deverá executar a obra do início ao fim.

Na oportunidade, também ficou definido o local em que o Monumento a Reduzino Malaquias será instalado. Em breve, maiores detalhes serão informados para a comunidade. A Prefeitura de São Nicolau mostrou-se favorável à construção da obra.

Segundo Gelson Robalo Dias, um dos são-nicolauses engajados no projeto, a ideia para a construção da estátua surgiu ainda no ano de 2009, durante uma conversa sua com o escultor Vinícius Ribeiro.

“O Vinícius me disse: São Nicolau tem que prestar uma homenagem ao seu Reduzino Malaquias, pelo que ele foi e ainda representa, não só para cidade de São Nicolau, mas para música missioneira da gaita de botão”, contou Gelson.

Nesta segunda-feira, a morte do artista missioneiro completou 25 anos. Reduzino faleceu em São Nicolau no ano de 1996 aos 84 anos. Sua trajetória musical com a “gaita de oito-baixos” ficou reconhecida no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Em 1976, Reduzino Malaquias gravou pela primeira vez junto com Pedro Ortaça. Foi o disco intitulado “Mensagem dos Sete Povos”, contendo músicas imortais, como Rincão dos Maciel, Passo da Laranjeira, Vanerão do Tio Tuco, Urucuá e Bizorro. 

Rádio Missioneira