Momento do Turismo: diretor do Detur fala das ações do órgão para 2021 na região

Compartilhe!

O programa Momento do Turismo, exibido na Rádio Missioneira FM nesta sexta-feira (19) e produzido sob responsabilidade da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), trouxe o depoimento do diretor do Departamento de Turismo (Detur) da região, o prefeito de São Miguel das Missões José Roberto.

Conforme o prefeito, o Detur realizou nesta quinta-feira (19) uma reunião na sede da Associação dos Municípios das Missões onde foi abordado diversos assuntos pertinentes ao tema. “Precisamos defender o turismo de forma igualitária na região”, destacou José Roberto. Segundo ele, o objetivo do Detur é que cada um dos 26 municípios missioneiros apresente, nos próximos dias, os pontos turísticos que desejam ser divulgados e os projetos que buscam desenvolver, para que o departamento possa reivindicar recursos.

O diretor do Detur destacou também a importância de cada município da região ter definido ao menos um ponto turístico e que esses locais sejam amplamente divulgados, afim de despertar o interesse de turistas e viabilizar uma possível inclusão em roteiros turísticos. José Roberto informou que no início de março as lideranças da associação realizarão uma viagem à Brasília para tratar deste tema e também sobre o andamento do projeto da Ponte Internacional de Porto Xavier.

Entre as principais ações que o Detur estará dando ênfase neste ano de 2021 estão os preparativos para a comemoração dos 400 anos das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul, data que ocorrerá em 2026 e que celebra o dia em que o padre jesuíta Roque Gonzales de Santa Cruz pisou em solo gaúcho e fundou a primeira redução: São Nicolau do Piratini. “Queremos que esta data seja um marco para o Estado e se preparar desde já é fundamental”, afirma José Roberto.

Falando particularmente sobre o seu município, o prefeito de São Miguel das Missões ressaltou que no dia 29 de abril a cidade estará completando 33 anos de emancipação político-administrativa e que as diversas lideranças regionais, estaduais e nacionais estão sendo convidadas para celebrar a data, valorizando sempre a emblemática história da redução de São Miguel Arcanjo, orgulho da terra.

José Roberto finaliza destacando que já está em andamento o projeto Caminho dos Jesuítas e os estudos do plano regional do turismo. “Quem não divulga o que produz, não faz, pois na era das redes sociais em que vivemos, trabalhar nas mídias é fundamental”, disse o diretor do Detur.

Rádio Missioneira