“Momento do Turismo”: novo programa da Missioneira em parceria com a Funmissões

Toda sexta-feira, um dos 26 municípios das Missões irá apresentar as suas potencialidades turísticas, valorizando a história da nossa terra

A partir desta sexta-feira (12) os ouvintes da Rádio Missioneira FM 94.9 poderão desfrutar de um inédito programa semanal. O “Momento do Turismo”, produzido sob responsabilidade da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) irá divulgar as potencialidades turísticas da região missioneira. O programa irá ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 11h.

O Momento do Turismo oportunizará que prefeitos, secretários de turismo e empreendedores de todos os 26 municípios de abrangência da Associação dos Municípios das Missões (AMM) possam divulgar os projetos e ações do setor turístico e cultural que estão sendo desenvolvidos. Cada semana, o representante de um município conversará com a Rádio Missioneira, expondo as suas potencialidades.

“O turismo é um importante mecanismo econômico de geração de renda”, avalia a assessora de imprensa da AMM/Funmissões Izábel Cristina Ribas. Ela salienta também que a região possui uma diversidade histórica e cultural enorme e que o programa oportunizará uma verdadeira aula para os ouvintes. “As Missões mostraram ao mundo o verdadeiro significado de viver em uma terra sem males”, avalia Izábel.

Os fragmentos de utensílios indígenas encontrados na região mostram a presença de vida humana há milhares de anos nas terras onde pisamos. A fundação da região missioneira remete ao ano de 1626, data em que a primeira redução jesuítico-guarani foi erguida por padres jesuítas: São Nicolau do Piratini. Após o fim do ciclo missioneiro, povoadores das mais diversas etnias, como italianos, alemães, poloneses e afrodescendentes moldaram a história regional.

No programa Momento do Turismo serão apresentados os pontos turísticos de cada município, as belezas naturais, arquitetônicas, o legado ainda vivo tanto das antigas reduções, quanto aquele deixado pelos imigrantes que aqui se instalaram. O turismo de experiência também terá um foco especial, valorizando os exemplos do café de cambona de São Nicolau, o arroz carreteiro de São Luiz Gonzaga e o Museu Borraio Minhas Origens de São Miguel das Missões.

Rádio Missioneira