Diversas audiências marcam a agenda do presidente da Associação dos Municípios das Missões, Auri Kochhann, e do vice-presidente da entidade, Amauri Pires, em Brasília. Na capital federal, os gestores participam de uma mobilização municipalista sobre a Reforma Tributária, que foi foco de uma reunião nessa terça-feira (15).
Em entrevista ao Jornal da Manhã, o também prefeito de Pirapó, Auri Kochhann, reforçou a importância desse encontro também no sentido de esclarecimento de dúvidas relacionadas ao assunto. Em um panorama em que muitas alterações ainda irão ocorrer, o presidente da AMM exemplifica pontos já elaborados.
“Por exemplo, na compra de remédios, vai ter desconto na tributação. Na aquisição de equipamentos para a saúde e para a educação, os impostos serão reduzidos. Havendo essa redução, também haverá aumento em outros impostos para cobrir a parte que terá desconto”, comenta Kochhann.
Em pauta esteve também o fato de 51% dos municípios estarem no limite da folha. Cenário que demanda, conforme o gestor, que os municípios estejam preparados em decorrência de incertezas nessa questão.
Encontro da AMM na Famurs
Já na capital gaúcha, a gestão da AMM participará do encontro anual na Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O encontro de 2023 ocorrerá nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), quando serão abordados assuntos como relacionados a recursos para os municípios e para que os gestores tenham ciência da prioridade do governo do estado para investimentos.
Rádio Missioneira
Foto: Divulgação/AMM