logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Missioneira que vive em Canoas teve casa inundada: “Maior pesadelo de nossas vidas”

Compartilhe!

A missioneira Neivanir Ortiz, natural de São Nicolau, está presenciando de perto a catástrofe das inundações que se abateu sobre Canoas. A cidade já registra oficialmente 19 mortes, o maior número em todo o Rio Grande do Sul.

Neivanir teve a sua casa alagada, assim como ocorreu com seus familiares e amigos. Ela mora na divisa dos bairros Mathias Velho e Harmonia e viu, desde as primeiras horas, o avanço das águas sobre a cidade.

“Estamos vivendo o maior pesadelo de nossas vidas. Algo que nunca,  ninguém, imaginou passar”, disse, em contato com reportagem da Rádio Missioneira.

Quando iniciou a circulação de algumas notícias de que uma grande inundação se avizinhava, Neivanir foi até uma das entradas de Canoas e viu a dimensão do que ocorreria. “A água estava vindo lentamente de um local que era impossível, perante aos olhos do homem, vir água”, conta.

A inundação tomou conta da cidade rapidamente. Neivanir conseguiu retirar alguns móveis e roupas e levou até a casa de uma amiga. O local que parecia seguro também foi atingido. “Todas as minhas roupas e a geladeira a água levou embora”, relata.

Ilhados, muitos moradores não conseguiram sair de casa. Foi o caso de alguns familiares de Neivanir, que esperaram até 8 horas pelo resgate. “O pânico foi terrível”, relembra.

Agora, a são-nicolauense, junto com sua família, está segura, na casa de uma comadre. Neivanir também ficou doente, muito provavelmente em decorrência do contato que teve com a água da enchente. Ela, que viu de perto o caos, critica lideranças políticas e afirma que houve inação, principalmente na falta de avisos sobre as evacuações.

Neivanir também agradeceu a mobilização de voluntários da comunidade de São Nicolau que segue enviando donativos para Canoas. Doações em dinheiro podem ser feitas para o pix 782.311.910-20 (CPF de Neivanir Ortiz Rodrigues).

Foto: Reuters/Amanda Perobelli

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.