logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Meteoro explode ao entrar na atmosfera e ilumina o céu das Missões

Compartilhe!

A estação de monitoramento astronômico do campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) registrou um meteoro do tipo fireball no céu de Santo Ângelo às 21h45 de quinta-feira (27). Depois da passagem, que deixou um rastro de luz, o objeto se desintegrou na atmosfera terrestre.

Traduzido como “bola de fogo”, o meteoro fireball leva esse nome por causa da luz intensa provocada pelo plasma gerado durante a entrada do objeto na atmosfera. O fenômeno foi o mais brilhante capturado em 2024 pela estação do IFFar, que já registrou mais de mil meteoros desde que foi implantada, em julho do ano passado.

— Como ele entra em alta velocidade, normalmente acima de 100 mil km/h, a compressão dos gases atmosféricos causam muito aquecimento, criando o plasma — explicou Fabrício Colvero, responsável pelo Clube de Astronomia do IFFar, que atua na estação de monitoramento.

A estação, que faz o registro de outros fenômenos, como raios, sprites e passagem de satélites, também é operada pelo Observatório Bate-Papo Astronômico, de Santa Maria, e integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

— É normal registrarmos dezenas de meteoros em uma única noite, nas estações, mas esses maiores e mais luminosos são bem menos frequentes, podendo levar meses para ocorrerem em uma mesma região.

Fonte: GZH

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.