logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Meninas da região participam de programa de incentivo à carreiras na área da ciência

Compartilhe!

O projeto Meninas Digitais Tchê Missões, desenvolvido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, visa impactar de maneira sensível o interesse de meninas e sua disposição para buscar carreiras no campo da Ciência e Tecnologia (C&T), mais especificamente, relacionadas à área de Computação. Na 3ª edição do projeto são utilizados recursos, ferramentas e ambientes computacionais voltados para a área de robótica. Os coordenadores do projeto, professora Cristina Paludo Santos e professor Denilson Rodrigues, ressaltam que a robótica educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, a pesquisa, o interesse, a motivação e a cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento.

As ações do projeto compreendem a execução de oficinas e ateliers de programação em que são apresentados na prática como os conhecimentos de programação, física e matemática são empregados na construção e programação de robôs. Além dos professores, fazem parte da equipe do projeto as acadêmicas Marina Dal Ben (do curso de Sistemas de Informação) e Juliana Weinert (do curso de Ciência da Computação).

Nesta 3ª edição estão participando 70 meninas do ensino médio de escolas públicas e privadas do município e região, que compõem 10 equipes femininas. O projeto culminará na realização da Competição Feminina de Robótica a ser realizada na URI no dia 1º de novembro. Haverá premiação para as 3 melhores equipes e para a equipe que apresentar o robô mais estilizado.

Ainda segundo os coordenadores, as ações do projeto alinham-se com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, uma vez que contemplam “alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas, além de buscar o estabelecimento de uma cultura científica na sociedade que contribua para a disseminação de conhecimentos e soluções”. O projeto é parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.

Fonte: Assessoria de Comunicação URI

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.