Médico infectologista traz orientações sobre o Coronavírus e diz que hospital local não possui pessoas internadas - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
20 de março de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Médico infectologista traz orientações sobre o Coronavírus e diz que hospital local não possui pessoas internadas

Sérgio Jaskilski monitora situação regional em parceira com administrações e órgãos de saúde. Foto: Alex Tomilin/Rádio Missioneira
20 de março de 2020 l 11:53
Materia atualizada: 20/03/2020 l 16:35




Compartilhe!

O médico infectologista Sérgio Jaskulski foi entrevistado no programa Jornal da Manhã desta sexta-feira (20), oportunidade na qual orientou sobre medidas de prevenção ao novo Coronavírus e falou a respeito dos casos suspeitos e já confirmados. Em um momento onde a doença ainda está desenvolvendo seu potencial de alastramento, o mais aconselhável é que tomemos medidas para evitar o contágio.

No Brasil, muitos casos suspeitos são encaminhados todos os dias para análise. Segundo o entrevistado, até o momento o único método de diagnóstico no RS com certificação oficial é ofertado pelo Lacen em Porto Alegre, mas, com a alta demanda, as análises têm atrasado. Diante disso a Anvisa liberou um teste rápido, mas que não tem autenticação científica comprovada. Sérgio recomenda exames simples de hemograma e raios X para identificar alterações características do vírus.

Apesar de registrar muitas mortes, já existe uma considerável amostra de pessoas que passaram por tratamento e deixaram de apresentar sintomas. Essa população pode representar um avanço na forma como a doença vem sendo tratada, mas, segundo Jaskulski, estudos ainda estão sendo feitos, para atestar imunidade – até o momento ele só tem notícia de uma pessoa que contraiu o vírus e, após, tratamento, foi infectado uma segunda vez.

Na situação atual, toda forma de apoio é bem-vinda, inclusive no meio digital. Aplicativo do SUS disponibilizado pelo Ministério da Saúde dá dicas de prevenção e deixa um número de whatsapp para contato.

Monitorando a situação local, Jaskulski disse que, no Hospital São Luiz Gonzaga, não há pessoas internadas sob suspeita de Coronavírus. As duas pessoas suspeitas em São Nicolau, que apareceram recentemente, estão em casa, pois não apresentaram evolução nos sintomas que justificasse internação.

Passando para a dengue, que também não pode ser esquecida, Jaskulski alertou sobre os casos em Cerro Largo, cerca de 40 confirmados e contraídos na região. Em Santo Ângelo foram registrados oito casos. Ele destacou que é possível que uma pessoa contraia o novo Coronavírus e dengue e por isso o cuidado com os focos do mosquito transmissor não pode ser negligenciado.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados