Médicas cubanas deixarão São Luiz Gonzaga no final de semana

Compartilhe!

Irão embora nesta semana as duas médicas cubanas que atuam em São Luiz Gonzaga. Marisol Cano Quinones, de ESF Presidente Vargas e Maria Del Carmo P. Fernandez, do EFS Centro, deixarão a cidade no final de semana. Elas já não atendem mais no ESF desde ontem (20), conforme determinação do programa. As médicas estavam na cidade desde o ano passado. 

Os secretários municipais foram orientados, por meio de nota do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a darem apoio necessário para que médicos e médicas retornem à Cuba. “Sendo esta uma decisão irrevogável do Governo de Cuba, cabe a nós, Secretários/as Municipais de Saúde, oferecer todo o apoio necessário para que este profissional, que esteve conosco em nosso município cuidando de nossa população, retorne ao seu país com dignidade, tranquilidade e segurança”, diz trecho da nota.

A decisão ocorre uma semana depois da interrupção da participação do Brasil com o programa Mais Médicos. As profissionais terão uma reunião hoje (21) com o secretário municipal de saúde, Valmir Silveira. Ele estará no programa Jornal da Manhã desta quinta (22) para falar do assunto.

Para suprir as vagas que serão deixadas pelos estrangeiros, o governo lançou hoje um edital para contratação de profissionais. As inscrições seguem até o dia 25 de novembro e devem ser feitas on line. Podem se candidatar às vagas os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. O início das atividades está previsto para o dia 3 de dezembro.

Fonte: Rádio Missioneira