Irão embora nesta semana as duas médicas cubanas que atuam em São Luiz Gonzaga. Marisol Cano Quinones, de ESF Presidente Vargas e Maria Del Carmo P. Fernandez, do EFS Centro, deixarão a cidade no final de semana. Elas já não atendem mais no ESF desde ontem (20), conforme determinação do programa. As médicas estavam na cidade desde o ano passado.
Os secretários municipais foram orientados, por meio de nota do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a darem apoio necessário para que médicos e médicas retornem à Cuba. “Sendo esta uma decisão irrevogável do Governo de Cuba, cabe a nós, Secretários/as Municipais de Saúde, oferecer todo o apoio necessário para que este profissional, que esteve conosco em nosso município cuidando de nossa população, retorne ao seu país com dignidade, tranquilidade e segurança”, diz trecho da nota.
A decisão ocorre uma semana depois da interrupção da participação do Brasil com o programa Mais Médicos. As profissionais terão uma reunião hoje (21) com o secretário municipal de saúde, Valmir Silveira. Ele estará no programa Jornal da Manhã desta quinta (22) para falar do assunto.
Para suprir as vagas que serão deixadas pelos estrangeiros, o governo lançou hoje um edital para contratação de profissionais. As inscrições seguem até o dia 25 de novembro e devem ser feitas on line. Podem se candidatar às vagas os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. O início das atividades está previsto para o dia 3 de dezembro.
Fonte: Rádio Missioneira