Com o objetivo de modernizar a iluminação pública de São Luiz Gonzaga, a prefeitura participa do edital de chamada pública de Projetos de Iluminação Pública do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel Reluz. O desenvolvimento do projeto no município foi tema de reunião ocorrida ontem, segunda-feira, no gabinete do prefeito Sidney Brondani.
A reunião contou com a participação do prefeito, Sidney Brondani, do vice-prefeito Piti Werle, do gerente do Procel Reluz, Alexandre Reis, do engenheiro eletricista e fiscal do convênio do Procel Reluz, Vinícius Zidan, do chefe do Setor de Iluminação Pública, Róger Maciel, e dos engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), Paulo Henz e Gabriel Adams, os quais acompanharão o desenvolvimento do projeto.
O convênio para participar do Procel Reluz foi assinado em dezembro de 2023 e possui vigência de 18 meses. Com a parceria, São Luiz Gonzaga será contemplada com investimentos de R$1.390.532,14, que possibilitarão a renovação de 1.143 pontos de iluminação pública. A aquisição dos materiais necessários para o projeto ocorrerá através de processo de licitação.
O Procel é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar). O Procel Reluz tem o objetivo de modernizar a iluminação pública nos municípios brasileiros, substituindo as luminárias convencionais pela tecnologia LED, as quais são mais eficientes e duráveis, além de proporcionar aumento nos níveis de iluminância das áreas públicas como avenidas e ruas.
Em 2021, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga iniciou um projeto piloto de iluminação pública utilizando luminárias de LED em trechos das ruas São João, Antônio Gomes Machado, João Goulart e Jayme Caetano Braun e da Avenida Senador Pinheiro Machado. Na época, 239 pontos de iluminação foram substituídos, totalizando um investimento de R$ 231.245,51 com recursos próprios do município.
FONTE: PREFEITURA SÃO LUIZ GONZAGA