O Governo do Estado anunciou a expansão da oferta de escolas de Ensino Médio em tempo integral para o ano letivo de 2025. A ampliação alcançará mais 10 educandários nas Missões em cinco municípios. Em todo o Rio Grande do Sul, serão mais 90 escolas com a modalidade de ensino.
Segundo o governo, a diferença do turno integral, além de aumentar a carga horária dos estudantes na escola, busca uma formação que coloca o aluno como protagonista do processo de educação. A abordagem pedagógica está centrada na perspectiva de que o espaço escolar é o ambiente que melhor permite o desenvolvimento pleno de todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Para isso, dentro do currículo, são oferecidos componentes como projeto de vida, estudos orientados, trilha de qualificação profissional, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais, além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria. Como forma de garantir a permanência, a saúde e o bem-estar, as escolas integrais também asseguram quatro refeições diárias para cada estudante.
No Rio Grande do Sul, a modalidade começou a ser implementada em 2018, quando as primeiras 11 escolas estaduais de Ensino Médio fizeram a transição para o turno integral.. A meta é alcançar 50% dos educandários em 2026.
As escolas missioneiras que passarão a ter turno integral são as seguintes:
- Entre-Ijuís: Escola Técnica Entre-Ijuís;
- Santo Ângelo: EEEM Buriti e Colégio Estadual Pedro II;
- Santo Antônio das Missões: EEEM Joaquim do Nascimento Barcelos;
- São Borja: EEEM Militina Pereira Alvarez, EEEM Tricentenário e Instituto Estadual Arneldo Matter;
- São Luiz Gonzaga: EEEM São Luiz, Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe e EEEM Prof Terezinha Medeiros Schneider.
Foto: Daniel Campos/Rádio Missioneira
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações do Governo do Estado