A única usina produtora de etanol em grande escala no Rio Grande do Sul, situada em Porto Xavier, está desativada. A indústria, pertencente à Cooperativa dos Produtores de Cana de Porto Xavier (Coopercana), foi durante muitos anos a responsável por produzir os 2% do etanol utilizado internamente no mercado gaúcho.
Agora, em uma situação bastante delicada e enfrentando sérios problemas, principalmente financeiros, a operação tornou-se inviável e o estado passou a importar todo o etanol consumido.

Em contato com a Rádio Missioneira, o atual presidente da Coopercana, Otávio Kohl, que também é presidente da Câmara de Vereadores de Roque Gonzales, explicou que uma série de estiagens que atingiu a região, em gestões passadas, tiveram papel crucial para o agravamento da crise.
“Foram muitos anos tentando manter a Coopercana em funcionamento, mas devido à piora no quadro financeiro, bem como das fortes estiagens enfrentadas na região, que colaboraram para que a safra fosse pequena, não foi possível suportar as despesas necessárias à produção”, disse o presidente.
O etanol produzido pela Coopercana movimentou a economia não só de Porto Xavier, mas de municípios vizinhos, onde agricultores familiares plantavam cana-de-açúcar para a industrialização. A paralisação das atividades da usina foi lamentada, nas redes sociais, recentemente.
Para o presidente da cooperativa, nem tudo está perdido.
“A reativação da cooperativa não está totalmente descartada, pois, com a possibilidade de existir um leilão do Parque Industrial, caso haja algum arrematante, este pode optar por recolocar os maquinários em funcionamento e voltar a produzir álcool na usina”, concluiu Otávio.
Fotos: redes sociais
Rádio Missioneira

