Vídeos de uma luz cruzando o céu de diversas cidades gaúchas circularam nas redes sociais entre a noite de quinta-feira e início desta sexta-feira (25). O fenômeno foi registrado, também, no Noroeste gaúcho, como em Santa Rosa, Ijuí e Cruz Alta.
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), trata-se da reentrada de um corpo de foguete russo na atmosfera terrestre. O material é considerado lixo espacial.
Conforme explicação de Jung, o foguete em questão é o Soyus SL-4 R/B, lançado em 22 de agosto de 2023 no Cazaquistão. A parte que caiu é o estágio superior do foguete.
Ainda de acordo com o especialista, a reentrada da estrutura na órbita terrestre estava prevista. A trajetória aproximada incluía a passagem desde a região do Uruguai, atravessando o Brasil até o Norte.
Dados do Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, mostram que o corpo de foguete entrou na atmosfera terrestre às 23h39min53s e ficou até 23h41min31s — ou seja, mais de um minuto.
Ainda não se sabe onde foi o final da trajetória e se ele caiu. O observatório seguirá analisando. Segundo o professor Jung, toda reentrada pode ser “perigosa”, pois há materiais que podem ser resistentes ao processo de deterioração na atmosfera e acabar caindo no solo.
Foto: Imagem foi capturada pelo Observatório Espacial Heller & Jung
Fonte: GZH | Com adaptações da Rádio Missioneira