Um livro inédito que acaba de ser produzido reúne mais de 1.000 imagens em alta resolução dos 30 povoados jesuítico-guarani fundados na Argentina, Brasil e Paraguai entre os anos de 1600 e 1700. A obra “30 Povos da América em 1.000 Fotografias” é uma iniciativa do Grande Projeto Missões.
A coordenação editorial foi de Álvaro Medeiros de Farias Theisen e contou com a colaboração de mais de 50 fotógrafos que forneceram imagens, de forma gratuita, dos sítios arqueológicos, museus e cidades que abrigam os remanescentes históricos do período.
A tradução do livro é de María Angélica Amable e o projeto gráfico e diagramação ficou por conta de Antonio Marcos Demeneghi da Silva. O livro, de 514 páginas, inicialmente está sendo disponibilizado em arquivo digital. As cópias físicas começarão a ser impressas em breve. A obra em alta resolução e em formato PDF, além de mais informações, podem ser obtidas no e-mail [email protected].
“Trata-se de um livro que mostra tudo o que existe atualmente nos 30 Povos e permitirá despertar o interesse de visitar esses lugares. Com certeza muitos não têm a ideia de todo o conjunto grandioso que existem nesses 30 locais ainda como remanescentes”, afirma Álvaro Theisen, coordenador do Grande Projeto Missões.
Os 30 Povos, espalhados por Argentina, Brasil e Paraguai, são:
- San Ignacio Guazú
- Nuestra Señora de Loreto
- San Ignacio Miní
- Nuestra Señora de la Encarnación de Itapuá
- Nuestra Señora de la Concepción
- Corpus Christi
- Santa Maria La Mayor
- Candelária
- San Tomé
- Santa Maria da Fé
- São Miguel Arcanjo
- Nuestra Señora de los Reyes Magos de Yapeyú
- San Cosme y Damian
- Santiago
- São Luiz Gonzaga
- La Cruz
- Apostoles
- São Borja
- São Lourenço Mártir
- San Javier
- Santa Ana
- Jesus de Tavarangue
- São João Batista
- San Carlos
- Santos Mártires de Japón
- San José
- São Nicolau
- Santa Rosa de Lima
- Santísima Trinidad del Paraná
- Santo Ângelo Custódio
Foto de capa: Edgar Cavalheiro
Rádio Missioneira