logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Liminar suspende remoção da figueira centenária de Santo Antônio das Missões

Compartilhe!

Uma liminar deferida na justiça determinou a suspensão total e imediata do manejo e remoção da figueira centenária de Santo Antônio das Missões. A decisão foi assinada pelo juiz Walter Woodtli, após o advogado Horácio da Silva Jacques ajuizar uma ação popular contra a Câmara Municipal, Prefeitura e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

O processo de remoção da árvore histórica iniciou na semana passada, com a poda de todos os galhos. A figueira centenária está situada em frente à Câmara Municipal de Vereadores e ao lado da Estação Rodoviária. A supressão total do exemplar da espécie Figueira Amarela (Ficus luschnathiana) havia sido licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), de acordo com as normas de proteção e conservação ambiental.

A figueira está localizada no Largo Evangelista Helgueira, na Avenida Florduarte José Marques. Segundo a Câmara Municipal, a sua remoção era necessária após várias quedas parciais de galhos que colocaram em risco a população, servidores e frequentadores do Poder Legislativo.

O advogado Horácio da Silva Jacques justifica na ação popular que a árvore é considerada Patrimônio Histórico Municipal, conforme o artigo 166 da Lei Orgânica do município e que a única medida possível, no momento, era a suspensão do manejo, a fim de evitar a sua eliminação total.

Foto: divulgação/Luis Conceição Escobar Lourenço

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.