logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Levantamento de campo da UFSM confirma microexplosão em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Levantamento de campo da Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria em São Luiz Gonzaga confirmou que uma microexplosão atmosférica atingiu o município da região das Missões, no Rio Grande do Sul, no último sábado à noite. Equipe do curso de Meteorologia da UFSM se deslocou para São Luiz Gonzaga para uma análise dos danos causados na cidade pela forte tempestade na noite do sábado passado. O vento destrutivo causou danos em mais de mil residências e afetou 15 mil pessoas na cidade.

A equipe realizou a documentação dos danos a partir de fotos e vídeos aéreos e em nível do solo, além da coleta de relatos junto a comunidade atingida. A Defesa Civil regional ofereceu suporte a equipe de meteorologistas da UFSM. A análise detalhada dos pontos contou com a participação dos professores do curso de meteorologia Ernani Nascimento e Vagner Anabor, além da participação do aluno de pós-doutorado Maurício Ilha.

A partir da verificação espacial da área afetada e também do padrão divergente encontrado em quedas de árvores e danos em construções, a equipe da Meteorologia UFSM concluiu que a os fenômeno que atingiu São Luiz Gonzaga foi uma microexplosão.

O fenômeno é caracterizado por uma coluna de ar descendente de uma nuvem de tempestade que ao atingir o solo se espalha radialmente provocando intensas rajadas de vento. Nota técnica com a análise mais detalhada do evento está sendo elaborada e será divulgada nos próximos dias.

Fonte: MetSul Meteorologia 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.