Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Lavouras de alfafa sofrem perdas significativas na região

Compartilhe!

A estiagem que atinge a região das Missões impacta diretamente a produção de alfafa. Em Dezesseis de Novembro, Pirapó, Rolador, Roque Gonzales e São Luiz Gonzaga há registros de grandes perdas nas lavouras, situação que é relatada pelas prefeituras destes municípios.

Conforme dados divulgados pelo Escritório Municipal da Emater-RS de São Luiz Gonzaga, a queda na produção da forrageira já atinge, em média, 40% no município, ocasionando um prejuízo de aproximadamente R$ 9 milhões. A área plantada da cultura em solo são-luizense é de 950 hectares.

Ouvintes da Rádio Missioneira, no entanto, informam perdas ainda maiores. Produtores da comunidade do Limoeiro, interior de São Luiz Gonzaga, estimam quebras superiores à 80% em suas lavouras.  

Foto: Reprodução/Escritório da Emater-RS de São Luiz Gonzaga

O mesmo ocorre em Rolador, um dos maiores produtores da forrageira na região. Segundo ouvintes, áreas plantadas na comunidade do Faxinal apresentam perdas praticamente totais. O município, assim como São Luiz Gonzaga, decretou situação de emergência nesta semana.

Conforme a Embrapa, a alfafa é uma das leguminosas forrageiras mais importantes para a alimentação de bovinos leiteiros. A situação das perdas nas lavouras da região, portanto, impacta diretamente na cadeia produtiva do leite, que, por sua vez, também já apresenta prejuízos substanciais.

Rádio Missioneira