Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Lar do Idoso São Vicente de Paula completará 80 anos de história

Compartilhe!

O Lar do Idoso São Vicente de Paula completará 80 anos de história no mês de maio. Para celebrar a data, a instituição irá realizar uma programação especial. Em entrevista para a Rádio Missioneira, a presidente Cleoni Zanchi ressaltou que a diretoria já se reuniu para definir as tratativas.

Em breve, a programação do aniversário de oito décadas será divulgada para a comunidade. Conforme Cleoni, o objetivo é valorizar os idosos residentes e difundir o trabalho realizado pelos profissionais que atuam na instituição.

“Iremos fazer uma celebração à altura, pois nossos idosos merecem. Não podemos esquecer de todas as pessoas que contribuíram com o Lar nestes 80 anos”, destacou Cleoni.

Histórico da entidade:

A ideia de proteger os esmoleiros ,segundo as atas, despontava no coração das mulheres são-luizense, nos idos de 1942. No dia 27 de maio do mesmo ano, Ernestina Amaral Langhs e Balbina de Camargo, reuniram-se no salão de festas da Associação Rural, acompanhadas por João Galant Jr. e expuseram-lhe seu desejo fundar uma associação feminina de caráter beneficente e dar-lhe o nome de Associação Damas de Caridade. Solicitaram ao convidado que elaborasse os Estatutos.

Então,  a Associação Damas de Caridadem entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 27 de maio de 1942, iniciando suas atividades no auxílio à construção do Hospital de Caridade local.

Liderado por Ernestina Amaral Langhs, sua primeira presidente, um grupo de abnegadas senhoras são-luizense lança um desafio e com entusiasmo e espírito comunitário marca presença através de inúmeros atos de caridade.

Em fevereiro de 1982, a presidente Zaida dos Santos Dorneles junto com sua diretoria, lutaram pela demolição da casa de tábua, pintada de verde, na esquina da Rua Marechal Floriano, número 1655. A casa, com alguns anos de vida, mas que, diga- se de passagem, construída com o suor e amor das primeiras Damas de Caridade, serviu a 30 idosos, aproximadamente, por um longo tempo.

Diante das condições precárias de funcionamento, foi demolida,  para a construção de um novo prédio, em alvenaria, substituindo o antigo de madeira.

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.