Lançada a revista Noel Guarany – Vida e Obra de Um Missioneiro” - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
16 de dezembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Lançada a revista Noel Guarany – Vida e Obra de Um Missioneiro”

16 de dezembro de 2013 l 07:28
Materia atualizada: 16/12/2013 l 07:28




Compartilhe!

No dia 12 de dezembro nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Bossoroca, realizou-se em ato solene o lançamento da Revista “Noel Guarany – Vida e Obra de Um Missioneiro”, a qual aborda a vida e obra desse ícone bossoroquense.
Com apoio do Legislativo local, a Associação Cultural de Bossoroca – ACB, desenvolveu este trabalho, que conta a história do “Cantor da Bossoroca”, de forma simples e objetiva, oportunizando que todos tenham conhecimento da importância deste filho da Buena Terra, no contexto musical das missões e do Rio Grande do Sul. Os exemplares foram distribuídos às escolas locais e outros órgãos, servindo também, para distribuição aos visitantes e estará disponível no museu municipal e na Secretaria de Turismo.

Estiveram presentes nessa ocasião, Jorge Guedes e Família, onde além de abrilhantaram ainda mais esse ato de lançamento da revista com um belíssimo show, vieram prestigiar essa homenagem ao seu amigo, in memorian – Noel Guarany. Também se fizeram presentes autoridades municipais, representantes de entidades, imprensa local e representando a família Fabrício, o senhor Crescencio Fabrício da Silva.

Noel Borges do Canto Fabrício da Silva, poderia exibir o sobrenome de José Borges do Canto, comandante das tropas portuguesas que conquistaram em definitivo o território missioneiro, mas preferiu evocar a porção de sangue índio que levava nas veias e chamar-se Noel Guarany.
Se perguntarem no Rio Grande do Sul quem é Noel Guarany, a resposta, muito provavelmente, virá em tom de reverência, afinal, estamos falando de um dos maiores nomes da cultura popular do estado, um dos quatro troncos missioneiros.

Nascido em Bossoroca — à época distrito de São Luiz Gonzaga -, o cantor e compositor, considerado um dos expoentes da cultura missioneira e guaranítica do Rio Grande do Sul, abriu as porteiras rio-grandenses para uma música essencialmente nativa. Um Memorial à Noel Guarany foi erguido junto ao túmulo do mesmo, no cemitério municipal de Bossoroca, o qual reproduz objetos característicos do pajador, como o pala e a guitarra, no centro do conjunto que possui troncos e varejões na porteira, uma torre, a cruz missioneira, uma taipa de pedras, uma escala musical e correntes que significam a lembrança que une os admiradores ao cantor. No hall da Prefeitura municipal também tem um memorial em homenagem á esse grande ícone da música missioneira, contendo alguns de seus pertences pessoais, como fotos, letras e rascunhos originais de suas letras, discos e peças de roupas.
Mais uma vez a ACB está de parabéns pelo excelente trabalho apresentado, a qual consciente de sua responsabilidade com a cultura local, tem desempenhado um papel importantíssimo no município, promovendo a integração da comunidade em todos os seus segmentos, congregando as manifestações culturais e promovendo a difusão e a divulgação das expressões artísticas.

 


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados