Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

João Iuri de Oliveira é o novo presidente da Câmara de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

A Câmara Municipal de Vereadores de São Luiz Gonzaga realizou nesta quarta-feira (22) a eleição da nova Mesa Diretora. Apenas uma chapa foi inscrita para a disputa. Por unanimidade, o vereador João Iuri de Oliveira (PSD) foi eleito como novo presidente do Poder Legislativo, substituindo Laureano Castilho (MDB). Aos 26 anos, ele é o mais jovem vereador a ocupar o cargo em São Luiz Gonzaga.

A nova gestão, que comandará a Casa a partir de 1º de janeiro de 2022, será formada ainda pelos vereadores Valmir Silveira (MDB) como vice-presidente; Paulo Fraga (Progressistas) como 1º secretário e Cláudio Pereira (PDT) como 2º secretário.

TRAJETÓRIA 

Natural de Passo Fundo, João Iuri de Oliveira é filho de produtores rurais estabelecidos no Distrito de São Lourenço das Missões desde o ano 2000. Em 2001, iniciou seus estudos no colégio de educação básica do INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora). Após a Universidade Regional Integrada (URI) adquirir o prédio da referida escola, no ano de 2005, João seguiu seus estudos nessa Instituição, formando-se no terceiro ano do Ensino Médio, no ano de 2012. Durante o período letivo, foi líder de turma atuante em toda formação básica.

Após um breve retorno a Passo Fundo, em um Cursinho pré-vestibular focado na área das ciências humanas, decidiu retornar ao Município de São Luiz Gonzaga para estudar Direito na Faculdade CNEC Santo Ângelo, em que obteve primeiro lugar no vestibular do Curso.

Em 2015, tornou-se fundador do Rotaract Club de São Luiz Gonzaga, Clube que atua no serviço voluntário e na formação de jovens líderes de 18 a 30 anos. Foi Presidente, Tesoureiro, Secretário, além de exercer outras funções.

Candidatou-se pela primeira vez a Vereador no ano de 2016, pleito em que obteve 497 votos. Após o período eleitoral, João, juntamente com Edilmar Garcia, fundou o Movimento SLG é Tricolor, associação de jovens torcedores do Grêmio que restauraram o Consulado Gremista no Município e região, também atuando no serviço voluntário. Esse trabalho deu visibilidade para João Iuri tornar-se Cônsul do Grêmio e coordenar a Campanha do Gaúcho da Geral na região missioneira.

Tornou-se Bacharel em Direito no ano de 2019. Durante o período da graduação, foi estagiário na Prefeitura do Município, no Ministério Público, além de diversos escritórios de advocacia.

Após o êxito do Deputado Gaúcho da Geral no Pleito de 2018, tornou-se Assessor na Assembleia Legislativa nos anos de 2019 e 2020, quando se exonerou para concorrer a Vereador novamente. Nesta tentativa, obteve 904 votos, consagrando-se como o terceiro Vereador mais votado desta Legislatura.

MAIS JOVEM PRESIDENTE DA CÂMARA – Com 26 anos de idade, João Iuri entra para a história do Legislativo de São Luiz Gonzaga como o mais jovem vereador a se tornar Presidente da Casa. Segundo o futuro presidente, o seu mandato irá seguir as seguintes diretrizes: “pretendemos valorizar as demandas da comunidade, potencializando-as através da visibilidade que a Presidência da Casa possui, com o aval de todos os Vereadores. Será um trabalho em conjunto com muita articulação e diálogo através de reuniões frequentes entre os poderes Executivo e Legislativo, com demandas elencadas que devem abranger o município em sua totalidade”, destacou João Iuri.

METAS PARA O LEGISLATIVO – De acordo com o novo presidente, foram definidas as seguintes prioridades para a gestão da Câmara Municipal em 2022, como: 1) modernizar a Câmara de Vereadores; 2) definir todas as atividades do Poder de maneira planejada; 3) ampliação da Transparência das atividades perante a comunidade; 4) valorizar as demandas próprias do Poder Legislativo, e; 5) revitalizar o espaço interno.

Fonte: Emerson Scheis | Assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga