logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

João-de-barro causou queda de energia em Caibaté

Compartilhe!

A Cermissões informou que, na manhã da útlima sexta-feira, dia 12, houve uma pequena queda de energia (piscada) notada pelos associados de Caibaté. Segundo a cooperativa, o problema foi causado por um João-de-barro que, ao encostar em uma chave-fusível na rede próxima da residência da associada Liane Seffrin, (em frente a empresa Uggeri), de Caibaté, causou um curto-circuito, quebrando o isolador e, consequentemente, gerando a piscada na luz.

A equipe de Linha Viva da Cermissões realizou a substituição do isolador danificado, com a rede energizada, evitando assim o desabastecimento de energia aos associados atendidos por essa rede geral que alimenta o Município de Caibaté. O João-de-barro é o responsável involuntário por grande parte das quedas de energia (piscadas). Isso acontece porque o passarinho costuma construir a casa colada no isolador, que sustenta o fio de alta tensão. Volta e meia, o João-de-barro precisa limpar o bico e quando faz isso no fio de alta tensão, acaba eletrocutado e deixa sem luz muita gente que mora por perto.

Para ajudar o João-de-barro, que é o arquiteto natural e não conhece eletricidade, a Cermissões tem instalado um equipamento chamado “Espanta Pássaro”, para evitar que a casa do pássaro seja construída ao lado do isolador, o lugar mais perigoso do poste, e possa causar um curto-circuito. Outra maneira de proteger a espécie adotada é a instalação de “Pinos Topo”, que afasta o isolador do poste. Desta forma, o João-de-barro não encontra espaço suficiente para fazer o ninho ali e é forçado a construir a casa em uma parte mais segura. “Esse investimento vale muito a pena, pois além de ser de baixo custo, reduz o número de desligamentos e salva os pássaros”, destaca o Coordenador das Equipes de Construção Rudinei Santos.

Os associados que constatarem casas de João-de-barro, que apresentem algum risco para a rede elétrica, devem informar a Cermissões, usando os seguintes canais:

Ligação gratuita, disponível, 24h, para 0800.541.1122.

– WhatsApp 55.3355.3000.

– Messenger do Facebook e Instagram.

– Site www.cermissoes.com.br

– Aplicativo da Cermissões.

FONTE: CERMISSÕES

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.