O avanço da irrigação no Rio Grande do Sul foi tema de encontro promovido pela Coopatrigo nesta sexta-feira (15) em São Luiz Gonzaga. O debate contou com a presença de Giovani Feltes, secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Após o estado enfrentar uma das maiores estiagens de sua história, a expansão da irrigação nas lavouras gaúchas tornou-se uma das prioridades do governo estadual. Feltes abordou, por exemplo, as metas do programa Supera Estiagem, apresentando dados dos impactos causados pela seca e potencial da irrigação no Rio Grande do Sul.
O evento ocorreu na Casa Coopatrigo, junto ao Parque de Exposições do Sindicato Rural e contou com a presença de prefeitos e representantes de todos os municípios onde a cooperativa possui unidades.
“A Coopatrigo tem esse papel de puxar questões que são importantes na região”, avaliou Paulo Pires.
A 12ª Coordenadoria Regional da Farsul, liderada pela são-luizense Margareth Costa Beber também entregou ao secretário um documento com uma série de reivindicações do setor, entre eles a revogação imediata, por parte do governador Eduardo Leite, de cinco decretos estaduais e a manutenção dos benefícios fiscais.
Foto: Ricardo Marques
Rádio Missioneira