Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Irmã Jandira recebe Moção de Reconhecimento da Câmara de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Religiosa desempenha desde 1982 valoroso trabalho no município, acolhendo crianças em situação de vulnerabilidade social no Lar Escola

Nesta segunda-feira (4) a Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga realizou a entrega da Moção de Reconhecimento a irmã Jandira Farinella Scalcon, diretora do Lar Escola e importante personalidade da história de São Luiz Gonzaga, que neste ano completa 50 anos de vida religiosa na Consagração das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.

A homenagem foi uma proposição da vereadora Nara Mendes (MDB), aprovada pela Casa Legislativa. Em seu discurso, marcado por intensa emoção, Irmã Jandira relembrou fatos marcantes de sua trajetória e citou algumas das situações difíceis que vivenciou nestes 50 anos.

Ao fim, muito emocionada, agradeceu os vereadores pelo reconhecimento e lembrou de todas as envolvidas na causa em que atua.

“Essa homenagem não me pertence. Quero desejá-la às minhas irmãs e a congregação que me possibilitou tudo isso”, disse.

Homenageada ao lado da vereadora Nara Mendes | Foto: Daniel Campos/Rádio Missioneira

TRAJETÓRIA

Irmã Jandira nasceu no dia 28 de setembro de 1952, em Paim Filho (RS). Ingressou na congregação aos 12 anos de idade, continuando seus estudos em uma escola particular das Irmãs da Sagrada Família, em Curitibanos (SC). Em 1969, fez o postulando na Província São Francisco de Assis em Erechim (RS). Nesse mesmo ano, no mês de julho, foi a Curitiba, na Província Menino Jesus, para fazer o noviciado durante dois anos. Em julho de 1971, professou os primeiros votos, retornando à Província São Francisco de Assis para realizar trabalho na catequese. Em 1975 fez a profissão perpétua.

Irmã Jandira também fez o curso de teologia pela PUC de Curitiba, Estudos Sociais e História na Universidade Federal de Passo Fundo. Prestou concurso para o Estado e começou a lecionar em Viadutos (RS), sempre buscando aperfeiçoamento através de cursos para melhor atender as necessidades dos educandos.

No ano de 1982, chegou ao Lar Escola em São Luiz Gonzaga, atuando junto a adolescentes em regime de internato oriundos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive da Capital, encaminhados pelo Poder Judiciário. Ao mesmo tempo em que auxiliava no atendimento às crianças, também trabalhava como professora na escola estadual Polivalente.

Evento foi prestigiado pela comunidade local | Foto Daniel Campos/Rádio Missioneira

Rádio Missioneira