Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga sediou lançamento de inventário - Rádio MissioneiraRádio Missioneira
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
12 de novembro de 2018
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga sediou lançamento de inventário

Evento faz parte de um roteiro de lançamentos em Institutos do RS. (foto: IHGSLG/Divulgação)
12 de novembro de 2018 l 15:31
Materia atualizada: 12/11/2018 l 15:44

O projeto catalogou os itens que compõem os acervos de todos os institutos do Rio Grande do Sul





Compartilhe!

São Luiz Gonzaga foi uma das cinco cidades do estado que sediam lançamentos do projeto “Inventário dos Institutos Históricos e Geográficos no Rio Grande do Sul: de guardiões da memória à custódia do patrimônio”. Os itens pertencentes ao instituto local foram catalogados e em breve estarão disponíveis aos pesquisadores através de publicação e de catálogo no site do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)

A solenidade ocorreu na sala Ana Petrona e contou com a presença de autoridades, imprensa, sócios e diretoria do instituto local, além do presidente do IHGRGS Miguel Frederico do Espírito Santo que coordenou os trabalhos.

Se trata da catalogação de todos os itens que compõem os acervos de todos os Institutos históricos e geográficos. “Os institutos servem de fomento da pesquisa histórica e geográfica e de matérias afins e hoje temos esse inventário como instrumento importante para ampliar o universo da pesquisa”, disse Miguel. Ele também destacou que o trabalho de inventário é dos próprios institutos, através de uma equipe técnica coordenada pela arquivista Vanessa Gomes de Campos e pela bibliotecária Márcia Piva Radtke. “É um trabalho do coletivo que fica a disposição de pesquisadores, além da publicação física o inventário será disponibilizado na internet no site www.ihgrgs.org.br”, complementou o presidente.

Para presidente do IHG de São Luiz, Ana Olivia do Nascimento o momento é muito significativo para a cidade e região. Ela lembra que o órgão continuamente projeta o município além de suas fronteiras, e que por si este fato já afirma a sua importância. “Possuir um instituto já é coisa rara, não são todas a cidades que tem protegida a sua história, após 34 estamos iniciando uma nova etapa, possuímos hoje o acervo resguardado com os demais do estado do Rio Grande do Sul e em seguida resguardado com todos os institutos do Brasil”, comemorou.

(Foto; IHGSLG/Divulgação)

Coordenador do Centro de Memória e Documentação o professor Anderson Shimidt também se referiu ao momento como importante, acredita que com o lançamento deste livro com o inventário da riqueza dos institutos reafirma uma parceria importante com os demais. “Temos 34 anos de trabalho pela preservação da memória de São Luiz e região, e desde 2016 possuímos o Centro de Documentação e Memória, que é a parte que trabalhamos com documentos originais e é onde a pesquisa aprofundada acontece”, ressaltou.  Ele afirmou que o local recebe quase diariamente professores, pesquisadores e pessoas interessadas na história. As pesquisas vão desde pequenas dúvidas até trabalhos de doutorado.

O projeto é patrocinado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura- FAC/RS Pró Cultura Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel).

Ouça abaixo a entrevista de Ana Olívia do Nascimento. As demais irão ao ar nesta semana, no programa Cidade Alerta, da Rádio Missioneira.

 

 

Por Rogerio Morais

Fonte: Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados