logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Instaladas 50 armadilhas contra mosquito da dengue no município

Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio das Missões está adotando uma nova estratégia para combater a proliferação da dengue na comunidade, a instalação de 50 armadilhas de oviposição, também conhecidas como ovitrampas. Essas armadilhas serão espalhadas pela área urbana do município, no intuito de capturar os ovos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

As ovitrampas são dispositivos específicos para coletar ovos de mosquitos, em particular das espécies Ae. aegypti e/ou Ae. albopictus. Elas têm sido utilizadas com sucesso para detectar e monitorar a densidade das populações desses vetores em áreas infestadas, além de direcionar as ações e avaliar o impacto das estratégias de controle vetorial. Cada ovitrampa é composta por um recipiente plástico preto de boca larga e uma palheta de madeira aglomerada (Eucatex®), de tamanho 15 cm por 2,5 cm. A palheta é presa com um clipe, com o lado áspero voltado para o centro da ovitrampa, onde ocorre a postura dos ovos pelas fêmeas do mosquito.

Após cinco dias da instalação das ovitrampas, elas são recolhidas e os ovos são contados. Esses dados são então inseridos em um sistema de contagem, gerando um mapa das armadilhas e identificando as áreas de maior risco de infestação pelo mosquito. Essa técnica permite aos agentes de endemias uma observação rápida e eficiente da quantidade de mosquitos em cada região, acelerando as ações de combate antes que os insetos se desenvolvam.

O monitoramento contínuo e minucioso possibilita direcionar de forma precisa as medidas de controle, especialmente durante períodos de aumento das chuvas, quando há maior oferta de água e, consequentemente, maior infestação de mosquitos.

FONTE: PREFEITURA SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES

FOTO: SECRETARIA DE SAÚDE RS

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.