Iniciou a 45ª Semana Integrada de Administração e Ciências Contábeis da URI Santo Ângelo - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
23 de outubro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Iniciou a 45ª Semana Integrada de Administração e Ciências Contábeis da URI Santo Ângelo

23 de outubro de 2014 l 07:41
Materia atualizada: 23/10/2014 l 07:41




Compartilhe!

Iniciou nesta segunda-feira (20) a 45ª Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI Santo Ângelo. Com programação focada no empreendedorismo e apresentação de casos de sucesso, o evento continua até sexta-feira, no prédio 13 da Universidade.

Na abertura da Semana, o coordenador de Administração, professor Bernardo Both, destacou a história: “São os primeiros cursos de nossa Universidade. A Semana Acadêmica Integrada é um evento tradicional”. Para a coordenadora de Ciências Contábeis, professora Neusa Salla, as áreas de administração e contábeis tem muita integração: “Nossos estudantes têm um grande potencial de gerenciamento”.

O diretor-acadêmico da URI Santo Ângelo, professor Marcelo Stracke, salientou a importância das atividades de Ensino, Pesquisa e Inovação, para a inter-relação entre os eixos de trabalho. Ele apontou projetos como o da Incubadora de Base Tecnológica, que deve facilitar o desenvolvimento de trabalhos empreendedores entre os estudantes da instituição.

No primeiro dia do evento, o empresário Bruno Pedro Rech, da MiraSul Indústria Têxtil, apresentou a trajetória da empresa, assim como o trabalho realizado voltado para o desenvolvimento regional. Com mais de 250 funcionários, a MiraSul trabalha no ramo de confecções há 37 anos, na região de Sarandi.
O ex-prefeito e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Sarandi, João Carlos Scheibe apresentou o trabalho realizado para o desenvolvimento industrial do município. Ele contou a trajetória do desenvolvimento local, a partir da criação de pequenas indústrias familiares, estimulando a criação de empregos: “Nos unimos em um trabalho único, todos buscando o desenvolvimento local”. O empresário Fernando Luiz Concatto também realizou apresentação de sua indústria, que trabalha com confecções infantis.

No segundo dia do evento, o NEPI – Núcleo de Extensão do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, da região das Missões, realizou o Fórum Participativo NEPI Missões. O evento reuniu empresários atendidos pelo Projeto, relatando o trabalho desenvolvido nas empresas. Em mesa redonda, foram debatidas questões relativas ao desenvolvimento regional, reunindo o coordenador do curso de Administração, Bernardo Both; coordenador do NEPI Missões, Luiz Cláudio Villani Ortiz; o empresário Vinicius Dalla Vechia, da empresa Giroil; empresário Eduardo Medeiros de Farias, da empresa Bovimed Indústria; diretor adjunto de Produção e Inovação e coordenador do PEPI – Projeto Extensão Produtiva e Inovação, Natanael Mücke; e professor Manuel Luis Tibério, da UTAD, Portugal.
O coordenador do NEPI realizou explanação a respeito do trabalho realizado. Atualmente, o Núcleo Missões já atendeu mais de 200 empresas, prestando auxílio a empresários e empreendedores. O diretor adjunto do PEPI destacou a valorização do Projeto, que atende, em todo o estado, mais de quatro mil empresas. O professor Tibério ministrou a palestra “A sustentabilidade dos produtos agroalimentares gerados em território de baixa densidade demográfica no desenvolvimento regional: Case da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal”.

A Semana Acadêmica de Administração e Ciências Contábeis continua até sexta feira, com a seguinte programação:

23/10 – Quinta-feira:
19h30min – Palestra: Lei da transparência fiscal;
Palestrante: Marice Fronchetti (Diretora do Sistema Fecomércio)
20h45min – Palestra: A importância da pesquisa na formação do aluno.
Palestrante: Professora doutora Neusa Maria John Scheid (Coordenadora do programa de Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI)
24/10 – Sexta-feira:
19h30min – Palestra: Empreendedorismo;
Palestrante: Bruno Weiblein (Diretor Comercial do Grupo A)


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados