Inicia a vacinação contra a covid-19 em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

As 13h53 desta quarta-feira (20) teve início em São Luiz Gonzaga a vacinação contra a covid-19. Em um ato simbólico realizado no Centro de Saúde Lourivaldino Furtado foram aplicadas as primeiras seis doses da vacina CoronaVac em profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Foram imunizados os médicos José Renato Grisólia, José Carlos Simões e Luis Grings; a técnica em enfermagem Jaqueline Nascimento de Miranda, a enfermeira Carina Pilecco e a funcionária do setor de higienização da ala covid-19 do Hospital São Luiz Gonzaga, Taise Camargo.

O momento foi marcado por forte emoção, tanto entre os profissionais que receberam o imunizante, como entre aplicadores da vacina. Após aproximadamente 10 meses desde que a Organização Mundial da Saúde declarou situação de pandemia, o município de São Luiz Gonzaga deu início à uma das campanhas de vacinação mais aguardas de sua história.

A doses da vacina produzida no Instituto Butantan, em São Paulo, chegaram em São Luiz Gonzaga no final da manhã desta quarta-feira. Ontem (19) um avião do Governo do Estado trouxe até o Aeroporto de Santo Ângelo as 3.560 doses do imunizante que a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde terá direito nesta primeira etapa.

O município de São Luiz Gonzaga recebeu 401 doses da CoronaVac e deverá receber a mesma quantidade daqui 20 dias, afirmou o coordenador regional de saúde, Yuri Sommer Zabolotsky. A primeira etapa de vacinação no município irá imunizar todos os profissionais que atuam no ambulatório da covid-19 e trabalhadores envolvidos no atendimento de pacientes com o vírus; no atendimento de pacientes com a doença no Hospital São Luiz Gonzaga (ambulatório e ala covid); os vacinadores e também os idosos e profissionais dos lares de idosos.

Rádio Missioneira