logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Inicia a remoção da figueira centenária de Santo Antônio das Missões

Compartilhe!

Iniciou nesta sexta-feira (10) o processo de remoção de uma árvore histórica, localizada em Santo Antônio das Missões. A figueira centenária estava situada em frente à Câmara Municipal de Vereadores e ao lado da Estação Rodoviária.

A supressão total do exemplar da espécie Figueira Amarela(Ficus luschnathiana) foi licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), de acordo com as normas de proteção e conservação ambiental.

A figueira estava localizada no Largo Evangelista Helgueira. Segundo a Câmara Municipal, a remoção ocorreu após várias quedas parciais de galhos que colocaram em risco a população, servidores e frequentadores do Poder Legislativo. 

Em agosto de 2023, boa parte da árvore desabou devido a fortes rajadas de vento. Em outras ocasiões, inclusive, o prédio da Câmara foi atingido por galhos, gerando destruição.

Foi decidido a remoção da árvore histórica e centenária com base no Laudo Técnico de Avaliação Vegetal do Dr. Biólogo Anderson Santos de Mello (CRBIO 63334-03), o qual atesta que o vegetal apresenta um alto risco de queda, devido as suas condições fitossanitárias. O presidente do Legislativo, Cristiano Dutra Nunes, autorizou a contratação da empresa para o início da supressão de acordo com a autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental”, afirmou a Câmara nas redes sociais.

Com uma história centenária, a figueira era considerada um símbolo de Santo Antônio das Missões.

 

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.