Imunização contra a gripe inicia na segunda-feira em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Primeira etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até 10 de maio  

Começa nesta segunda-feira, 12 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O público-alvo da primeira etapa da imunização são crianças (de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. As doses da vacina contra a gripe serão aplicadas no Centro de Saúde e nas ESFs nos bairros do município.  

Na segunda-feira, o Centro de Saúde realizará atendimento em dois turnos, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Para a vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identificação. Diferente de edições anteriores, os idosos com 60 anos ou mais não integram o grupo alvo da primeira etapa. “Não é recomendada a aplicação simultânea das vacinas contra a gripe e covid-19. A orientação é que a dose da vacina da gripe seja aplicada, no mínimo, após 14 dias da vacinação contra o coronavírus. Também é indicada a aplicação da vacina contra a influenza após 30 dias do resultado positivo para covid-19 ou recuperação clínica total”, afirmou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé.  

 

CALENDÁRIO 

A população alvo será vacinada obedecendo ao calendário elaborado pelo Ministério da Saúde para cada grupo especifico:  

12 de abril a 10 de maio – crianças (de seis meses a menores de seis anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde; 

11 de maio a 8 de junho – idosos com 60 anos ou mais e professores;  

9 de junho a 9 de julho – comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, passageiros, urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.  

A enfermeira Águeda Balbé ressalta a importância da vacinação contra a influenza. “O município está organizado, formamos praticamente uma força tarefa, todos estão mobilizados para vacinar. É importante que a população também se organize e participe. Vamos pensar na importância da vacinação não só para a pessoa imunizada, mas para a saúde de toda a comunidade. Por isso peço as pessoas dos públicos –alvos, conforme o calendário de vacinação, para que procurem as unidades de saúde para receber sua dose da vacina contra a gripe”.   

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo