Hospitais de Santo Ângelo e São Borja recebem lotes de kit intubação

Compartilhe!

Cidades missioneiras são as que possuem maior número de internados. Exército Brasileiro realizou a distribuição

Neste sábado (27) dez equipes de militares do Exército Brasileiro percorrem mais de 6,5 mil quilômetros pelo interior gaúcho para abastecer os estoques de hospitais com insumos básicos utilizados na intubação de pacientes com covid-19. Na região de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde os hospitais Santo Ângelo e Ivan Goulart, de São Borja, receberam lotes de produtos.

Essa remessa beneficia 51 instituições com medicamentos do kit intubação, remédios para o procedimento de ventilação mecânica de pacientes com dificuldades respiratórias. São 20,1 mil frascos de atracúrio, 3,5 mil ampolas de cisatracúrio e 37,88 mil frascos de midazolam.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na maior cidade da região, o Hospital Santo Ângelo recebeu 1.110 frascos de midazolam 5mg/ml e 70 frascos de midazolam 1mg/ml – 5ml. Em São Borja, o Hospital Ivan Goulart foi contemplado com 1.350 frascos de midazolam 1mg/ml – 5ml.

Em março já foram entregues a hospitais de todas as regiões do Estado cerca de 130 mil frascos de medicamentos com essa finalidade. Entre as ações da SES para reverter o quadro de desabastecimento, a diretora Lisiane Fagundes aponta o incentivo de remanejo de estoque entre instituições que estejam com o abastecimento menos crítico, realização de pregão estadual e nacional para a aquisição excepcional dos remédios e prospecção do mercado internacional.

Fonte: Rádio Missioneira, com informações do Governo do Estado