Horta Solidária oferece uma vida saudável aos idosos do Lar São Vicente de Paula

Compartilhe!

Projeto realizado com contribuição da comunidade de São Luiz Gonzaga oportuniza momentos de alegria aos moradores, após viverem surto de covid-19

 O Lar do Idoso São Vicente de Paula, de São Luiz Gonzaga, graças à contribuição da comunidade e dos colaboradores da casa, dispõe agora de uma horta farta e que proporciona um momento único ao emocional dos idosos residentes. O programa Cidade Alerta conversou com três profissionais da casa, que vieram até a Rádio Missioneira agradecer a todos os são-luizenses que tornaram o sonho possível.

O projeto “Horta Solidária”, iniciado em 2020, foi desenvolvido para oportunizar uma alimentação mais saudável e oferecer um espaço de distração e recreação ao idosos, fazendo com que recordem, muitas vezes, tarefas que desenvolviam no passado.

Alface, salsa, repolho e rúcula estão entre as verduras plantadas | Foto: divulgação/Lar do Idoso

Segundo a nutricionista do Lar, Neila Tavares de Lima, além de recuperar a os canteiros, o projeto fez a implantação de uma segunda horta e a instalação da estrutura para um sombrite, protegendo as verduras e hortaliças do calor do verão e da geada no inverno.

Na “Horta Solidária”, os idosos plantam e colhem diversos produtos, como alface, abóbora, brócolis, couve, couve-flor, rúcula, morango, temperinho verde, frutíferas e uma grande variedade de chás, os preferidos dos moradores. A contribuição da comunidade auxiliou na aquisição das mudas e também na melhoria da calçada de acesso à horta, para que idosos em cadeira de rodas também possam visitar o local.

Foto: divulgação/Lar do Idoso

 

Segundo a gerente administrativa do Lar, Roberta Desordi, o projeto será desenvolvido continuamente, já que o resultado obtido foi extremamente promissor. Segundo ela, os idosos estão tendo uma alimentação muito saudável e estão empolgados em visitar diariamente a horta.

Roberta informa que doações para o projeto, tanto de mudas como em dinheiro, podem ser feitas diretamente no Lar do Idoso ou, se preferir, entrar em contato com o número (55) 3352-1064.

O Lar, segundo Roberta, permanece necessitando de ajuda da comunidade, já que a pandemia impediu a realização de muitas campanhas que anualmente eram realizadas. Entre os itens preferenciais para serem doados estão leite, fralda e carne.

SUPERAÇÃO

O Lar do Idoso São Vicente de Paula ainda se recupera o surto de covid-19 vivenciado no mês de maio. Segundo a enfermeira Karol Hamerski, dos 53 moradores à época, 48 foram contaminados com o vírus. A grande maioria não apresentou sintomas graves, o que segundo a profissional evidencia a eficácia da vacina.

Dos 27 funcionários, 20 tiveram resultado positivo para a doença. Infelizmente, cinco idosos acabaram falecendo. Todos possuíam comorbidades graves, segundo a enfermeira.

“O surto que presenciamos serve como alerta sobre a importância da vacinação e deixamos aqui o nosso agradecimento a todos que nos auxiliaram neste momento que foi o mais crítico na história do Lar”, finaliza Karol.

This slideshow requires JavaScript.

Rádio Missioneira