Há um ano, região das Missões confirmava a primeira morte por covid-19

Compartilhe!

Morador de Santo Ângelo foi a primeira vítima da doença na região. Hoje, óbitos já se aproximam de 600

Há exatamente um ano, no dia 30 de abril de 2020, a região das Missões confirmava a primeira morte por covid-19. Um homem de 39 anos, morador da zona urbana da maior cidade missioneira, acabou não resistindo a complicações da doença. Ela era caminhoneiro e havia retornado de São Paulo. Após seis dias internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santo Ângelo, acabou falecendo.

A morte do santo-angelense, infelizmente, seria a primeira, de centenas que estavam por vir em todos os municípios das Missões. Passado um ano desde o primeiro registro, a região contabiliza oficialmente 596 óbitos, conforme os dados divulgados pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde até a quinta-feira (29). Desde o início da pandemia, foram 25.503 casos confirmados da doença na região.

O município que lidera o trágico ranking de mortes é São Borja. A cidade viu as variantes P1 e P2 do coronavírus se alastrar durante o mês de março e hoje atinge a marca de 195 óbitos, incluindo muitos moradores que tinham idades abaixo de 50 anos. É na cidade que se registra a vítima mais jovem da doença na região: uma moradora de 20 anos, que não apresentava comorbidades. 

Santo Ângelo aparece em segundo, com 158 mortes. O município de São Luiz Gonzaga é o terceiro em total de falecimentos, com 57 registros. Na ponta de baixo da tabela está Dezesseis de Novembro e Ubiretama, que confirmaram apenas um óbito cada, desde o início da pandemia.

No índice que mede a mortalidade da doença, baseado no número de habitantes, Pirapó é quem lidera o ranking na região. O município possui, segundo estimativa do IBGE, 2.252 moradores e registra 13 óbitos, o que gera uma mortalidade por 100 mil habitantes de 576,75. São Borja aparece em segundo no indicador, com índice de mortalidade na casa de 323. 

Confira, a seguir, o total de mortos por covid-19 em cada um dos 24 municípios de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde:

São Borja – 195

Santo Ângelo – 158

São Luiz Gonzaga – 57

Porto Xavier – 27

Santo Antônio das Missões – 20

Bossoroca – 19

Cerro Largo – 19                            

Entre-Ijuís – 17

Pirapó – 13

Guarani das Missões – 12

São Miguel das Missões – 9

Salvador das Missões – 8

Caibaté – 7

Eugênio de Castro – 5

Garruchos – 4

Roque Gonzales – 4

Sete de Setembro – 4

Vitória das Missões – 4

Mato Queimado – 3

Rolador – 3

São Nicolau – 3

São Pedro do Butiá – 3

Dezesseis de Novembro – 1

Ubiretama – 1

 

Rádio Missioneira