A Expointer 2023 terminou no último domingo (3), batendo recorde de público e de comercialização, com quase R$ 8 bilhões em negócios. Um dos expositores de vanguarda das Missões na feira é Vlads Paim Miranda, de Santo Antônio das Missões. Ele levou até o evento, novamente, ovinos das raças Texel e Ideal.
Vlads expõe animais na Expointer desde o ano 2000. Segundo o zootecnista, apenas em 2020, no auge da pandemia, a cabanha não participou da edição virtual do evento. Ao longo da história, seus animais chegaram a conquistar prêmios.
Conforme Vlads, a feira foi um sucesso. Os ovinos representaram o maior contingente de animais.
“O setor cresceu consideravelmente a sua inscrição, com quase 1.000 ovinos de incremento”, avaliou.
Para o expositor, a feira foi uma das melhores edições recentes. “Foi a Expointer do pleno retorno pós-pandemia. Graças a Deus, conseguimos voltar a normalidade”, disse.
Apesar do sucesso dos ovinos no evento, Vlads relembra que o setor já teve uma participação muito maior na economia das Missões.
“Nós já fomos um berço maior de genética na região. Já viemos da região para a feira com 10 caminhões e hoje vem apenas um. Muita cabanha parou com as atividades”, considera.
Vladis concluiu afirmando que a evolução da genética e a busca por um melhor preço para a carne e da lã são buscas constantes almejadas pelos produtores de ovinos nas Missões.
Fotos: arquivo pessoal/redes sociais
Rádio Missioneira